fbpx

Quatro atrações religiosas na Costa Verde & Mar

Cerca de 17 milhões de pessoas viajam pelo Brasil em busca de roteiros religiosos, indica pesquisa do Departamento de Estudos do Ministério do Turismo.

 
Cerca de 17 milhões de pessoas viajam pelo Brasil em busca de roteiros religiosos, indica pesquisa do Departamento de Estudos do Ministério do Turismo. Para atender a demanda de visitantes que trilham o caminho da fé, a Costa Verde & Mar reserva diversas opções que estão inseridas no Roteiro Cultural da região. Além de visitar os monumentos religiosos, os turistas passam a conhecer mais sobre as construções históricas e tradicionais dos 10 municípios. “Oferecemos um resgate dos costumes e informações do cotidiano dos antepassados, bem como o acolhimento daqueles que são motivados pelas diversas religiões”, afirma o presidente do colegiado Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, Sérgio Schultz.
Para aqueles que buscam recarregar as energias com boas vibrações e manter o espírito em paz, a equipe do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar sugere alguns atrativos:
 Monumentos: para exercitar a religiosidade, não há nada melhor do que visitar ambientes que reflitam a fé. O visitante encontra a Cruz da Praia de Fora nas dunas da Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas. O monumento surgiu no mar no início do século e junto com ele aconteceu um grande lanço de tainha. Outro local a ser visitado é o morro da Cruz em Itajaí, em que, além de encontrar um lugar tranquilo para suas orações, o turista pode desfrutar da vista panorâmica da região.
Grutas: ao todo cinco grutas estão abertas para o público na região, como a de Nossa Senhora de Guadalupe, em Navegantes, em que é possível também aproveitar a fonte com água natural. Outro exemplo é a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes, em Itapema, que é procurada por muitos pescadores e turistas que pedem proteção para viagens. Tem ainda a Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Ilhota e as Grutas Nossa Senhora Imaculada Conceição e Aparecida, em Luiz Alves.
Capelas: estes ambientes religiosos carregam grandes exemplos da integração da comunidade, como a Capela de Nossa senhora da Imaculada Conceição, em Bombinhas, que foi construída em 1913. Por três vezes o local foi atingido por raios e a sociedade precisou se unir para fazer a reconstrução. Outra opção é a centenária capela São João Batista, em Penha, e a capela Imaculada Conceição de Camboriú, erguida em 1905 e que desde então mantém traços da arquitetura colonial portuguesa.
Igrejas: o visitante encontra desde construções atuais até as seculares, que contam muito da história da região. Uma das mais antigas é a Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Porto Belo, erguida em 1814 com mão de obra escrava e tombada como patrimônio histórico. Outro exemplo é a Igreja Presbiteriana de Camboriú, fundada em 1909, sendo a primeira Igreja Evangélica Protestante da região. Mas o turista também encontra opções mais atuais, como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí, que conta com arquitetura romântica e neogótica, a São Vicente de Paulo, em Luiz Alves, concluída em 1952 em tijolos e que possui uma torre de 30 metros de altura ou a Paróquia Nossa Senhora da Paz de Balneário Piçarras, que desde 1973 acolhe a comunidade.
Os visitantes religiosos encontram mais informações sobre os roteiros através do www.costaverdemar.com.br

 
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 e 9994-1265.
 
COSTA VERDE & MAR
Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.