SCMC e Sesi unidos no Projeto Embarque Imediato

embarque imediato 1

Iniciativa tem como propósito construir e desenvolver uma cultura que favoreça a inovação e reforce os valores da indústria catarinense através das pessoas

O projeto promovido pelo Sesi em conjunto com o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) passou pela terceira e mais recente fase no dia 27 de abril, no Coworking Offcina Café em Blumenau. Foi um dia de imersão e muitas ideias. O Embarque Imediato tem o objetivo de construir e desenvolver uma cultura que favoreça a inovação e reforce os valores da indústria catarinense através das pessoas. A ideia consiste em uma programação completa de aprendizagem corporativa desenvolvida pelos consultores do FIESC/SESI, pilotado com as associadas do SCMC. O trabalho está sendo executado com o objetivo prático de criar “Trilhas de Aprendizagem”, focada nas lideranças.

Para o vice-presidente do SCMC, Osni Junior é estimulante ver iniciativas como esta sendo realizadas na prática. “Empresas e entidades colaborando mutuamente para o crescimento e fortalecimento da indústria catarinense, com estratégias permeadas pela inovação”, afirma. Júnior ressalta a importância da iniciativa principalmente no que tange os novos rumos do mercado. “O Embarque Imediato renova não somente a perspectiva de futuro do nosso mercado, mas também nos traz novos prismas para a condução de nossos negócios, planejamentos e processos”, completa.

embarque imediato 2

Com duração de seis meses, nessa primeira etapa, a metodologia propõe conectar associados do SCMC por meio de um mesmo gap e que funcionará como alavanca de aprendizagem dentro das empresas. A iniciativa prevê o desenvolvimento de experiências de aprendizagem inovadoras e de estratégias, para a transferência do aprendizado para o dia a dia do trabalho.

Na prática, as ações são divididas em cinco fases, em que são realizadas reuniões, visitas a empresas e experiências de aprendizado. No encontro do dia 27 de abril, a diretoria do SCMC e a equipe de consultoria do SESI desenvolveram um relatório com todas as informações colhidas nas visitas às 12 empresas do SCMC que participam do projeto (Altenburg, Audaces, Círculo, Copa & Cia, Coratex, Cores e Tons, Tecnoblu, Fakini, Karsten, Meias Loa, Marisol e Villa Têxtil).

Os dados apresentados no encontro foram transformados em um relatório com “convergência das dores e ganhos” de cada empresa. Com as informações também foi identificada uma “Proposta de Valor” de cada empresa, onde serão destacados pontos comuns, dentro do propósito do SCMC. As três primeiras fases já foram realizadas e as duas últimas estão em construção. Confira abaixo todas as fases do projeto:

1– Estudo do modelo de negócio das 12 empresas do SCMC participantes do projeto Embarque Imediato.

2– Entrevista com os gestores das 12 empresas e extração das dores e ganhos.

3– Convergência das dores e ganhos das 12 empresas e apreciação para a Diretoria do SCMC.

4– Análise interna do SESI para elaboração da trilha de aprendizagem, priorizada pela diretoria do SCMC.

5– Execução da trilha de aprendizagem com duas ou três pessoas de cada empresa para vivenciar e transferir a aprendizagem dentro da organização.

embarque imediato 3

O projeto

O Embarque Imediato iniciou em fevereiro de 2018 e faz parte do reposicionamento da área de educação corporativa do SESI. Com destaque, a abordagem consultiva para identificação de gaps de performance das empresas e a posterior construção de trilhas de aprendizagem personalizadas e alinhadas às estratégias do negócio, focando nas competências do século 21 (soft skils).

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Liliane Machado – atendimento1@grupoodp.com.br – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1534

Santa Catarina Moda e Cultura

Faça aqui um comentário: