fbpx

6 passos para viajar barato

Com estes 6 passos para viajar barato, você irá economizar em viagens, já que este é o principal item de um planejamento.  Mas nem sempre fica fácil identificar onde que é possível reduzir um pouco nas compras e reservas para poder aproveitar bem a viagem com um orçamento enxuto. A seguir, seis importantes dicas, obtidas com ajuda do buscador de viagens Kayak para poder te ajudar nesta missão.
Prepare-se com os seis passos para viajar barato

  1. Antecedência:

Em relação às passagens aéreas, acompanhar a evolução dos preços com cerca de seis meses de antecedência é importante para saber quando as passagens estão mais baratas. Além disso, você consegue inclusive ter um espaço maior para poder acompanhar as mudanças de valores. Crie alertas nas plataformas e ferramentas de consulta, assim você conseguirá monitorar melhor até fazer o melhor negócio.

  1. Dia/Horário de Voo:

Evitar “horários de pico” de voos também é uma dica importante: ir em um sábado e voltar em uma segunda em vez de ir sexta e voltar num domingo, por exemplo, pode garantir uma boa economia, já que voos com maior demanda são mais caros. Para os que têm tempo e disponibilidade, optar por um voo com escalas também reduz o preço da passagem e pode até proporcionar a oportunidade de se conhecer um novo destino, aproveitando o stopover que hoje muitas companhias aéreas disponibilizam.
Outra coisa: fique atento aos países que precisam de visto. Alguns são caros e isso irá contribuir para aumentar o seu planejamento inicial. Nossa meta aqui é falar dos 6 passos para viajar barato, não se esqueça!

  1. Hotel:

Em relação à hotelaria, é preciso atentar para a data da viagem. Para um feriado em uma sexta-feira, por exemplo, o viajante pode ir na quinta-feira à noite ou na sexta-feira de manhã. Viajando na quinta-feira, pagará uma diária adicional de hotel e mal aproveitará o destino, pois já chegará para dormir. Indo na sexta-feira de manhã, economiza uma diária, sem prejudicar muito o roteiro de viagem. Também é importante lembrar que hotéis com perfil mais corporativo são mais caros durante a semana, em que a demanda é maior, e hotéis de lazer têm diárias mais caras aos fins de semana.

  1. Escolha de destinos:

Considerar destinos nacionais interessantes ao invés de destinos estrangeiros pode ser uma opção para famílias com um orçamento mais restrito. A cotação do dólar mais alta em relação ao real é sinal de que os custos com viagens internacionais ficarão mais elevados, mesmo que se vá para um país de outra moeda. É que o dólar é o dinheiro universal e ele é quem “comanda” tudo. Ainda assim, observe as promoções de passagens e hospedagens. Bem contadinho na ponta do lápis, é possível fechar orçamentos reduzidos.

  1. Pacotes:

Escolher passeios e refeições na hora ou montar um roteiro prévio dificilmente apresentarão uma diferença significativa no preço da viagem. Neste caso, a diferença está mais no perfil do viajante: há os que preferem pacotes e opções pré-definidas por um operador, por exemplo, e os que preferem personalizar todos os detalhes da viagem de acordo com as próprias preferências. Essa customização vem sendo cada vez mais possibilitada pela tecnologia, mas não há fórmula certa de como viajar neste sentido.

  1. Ferramentas:

Utilize aplicativos com buscadores de viagens que ofereçam passagens promocionais. Um deles é o Kayak, que possui opções de busca pelas melhores opções de voo, hospedagem, aluguel de carros e pacotes completos de viagem, e tem também algumas ferramentas que podem ajudar os viajantes a economizar, de uma forma intuitiva e organizada. Quando o destino for escolhido, o viajante pode ativar o Alerta de Preços, que envia avisos sobre as oscilações de preços de passagens e informa usuários sobre a melhor data para comprá-las – quando os preços estão mais baixos.
Existem diversas ferramentas do gênero. Outra dica extra importante, entre os seis passos para viajar barato, é participar de grupos nas redes sociais. A troca de experiência com outro viajantes é ponto primordial neste momento do planejamento.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.