7 principais roteiros de vinícolas pelo mundo

7 principais roteiros de vinícolas pelo mundo

Cada pessoa viaja com um propósito. Tem quem busque autoconhecimento, cultura, aventuras, e tem quem vá atrás de sabores locais, e claro, com uma pitada e história. É o caso de quem aprecia de vinhos, que pode encontrar roteiros com vinícolas tradicionais pelo mundo, conhecendo a trajetória de rótulos, visitando parreiras e bebendo, literalmente, direto da fonte. Nós ajudamos você com 7 roteiros de vinícolas pelo mundo.

Seja você um conhecedor da bebida ou ainda iniciante, a visita vale a pena seja para aprender a reconhecer uvas e degustar o vinho, seja para ampliar o conhecimento da bebida. Saiba reconhecer um Chardonnay ou não, experimente uvas de determinada região, enfim, essa experiência é magnífica para apreciar os aromas, degustar e saborear a produção local, aprender sobre os vinhos de maior qualidade e explorar as vinícolas. Além disso, com tempo e estudo da área, é possível encontrar lugares e vistas ótimas para relaxar e tirar fotos lindas. Confira os sete roteiros de vinícolas pelo mundo:

Beaune, França.

foto informativa

Beaune é uma cidade conhecida pelos vinhedos, pela boa gastronomia e por ser uma região com vilas medievais muito bem conservadas. E a França, por si só, já tem forte apelo entre os 7 destinos de vinícolas do mundo. Vale destacar as cidades ao Sul (região Cote D’or’ – costa do ouro), que são produtoras de vinhos mais suaves e frescos, além do Norte (Cote de Nuits’), produtoras de vinhos mais intensos e complexos. As duas são ótima opção para aqueles com tempo para uma viagem de carro que possibilita desbravar e conhecer um pouco mais de perto os vinhedos e a cultura da região em detalhes. Uma dica especial para quem gosta de eventos é visitar a região no terceiro fim de semana de novembro, quando é realizado um leilão de vinhos Hospice de Beaune e um festival da região.

Stellenbosch, África do Sul.

foto informativa

Entre montanhas cobertas por parreiras, Stellenbosch é uma cidade com muitas vinícolas e diversas atrações. Não à toa, está entre os 7 destinos de vinícolas do mundo. Próxima a ela fica a Cidade do Cabo (Cape Town) e duas das rotas mais famosas do mundo: a Rota 62 e a Garden Route. Ambas proporcionam, além de vinhos maravilhosos, gastronomia, aventura, natureza e vistas maravilhosas. A região também recebe vários festivais de vinhos e eventos durante todo o ano.

Rüdesheim am Rhein, Alemanha.

foto informativa

A histórica cidade de Rüdesheim am Rhein, conhecida como a capital do vinho no Vale do Rio Reno, elabora ótimos vinhos longevos como a mundialmente famosa uva riesling. De levemente dourada, saborosa e frutada, essa qualidade de uva produz desde vinhos secos até doces, agradando a todos os gostos. A cidade figura entre os 7 roteiros de vinícolas do mundo e, além das várias vinícolas, possui monumentos históricos. Você poderá ver castelos e casarões, bem como atrações naturais, com trilhas e um teleférico que liga Rüdesheim às cidades vizinhas pelo céu.

Veja também: Chile: passeio pela Concha y Toro

Mendoza, Argentina.

foto informativa

Ao pensar em Mendoza, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, automaticamente lembra-se de vinhos e uma paisagem exuberante, que pode ser aproveitada nas rotas de vinho, boas para viagens de carro. A região possui muitas vinícolas e é responsável pelo maior percentual de produção de da bebida do país, aproximadamente 70%. Apesar de a uva Malbec ser original da França, tornou-se um símbolo do país, pois se adaptou perfeitamente ao clima de altas temperaturas e noites amenas, muito propícias para seu cultivo.

Napa Valley, EUA.

foto informativa

A apenas alguns quilômetros de São Francisco, Napa Valley é uma região muito famosa pelos vinhedos e principalmente por produzir alguns dos melhores vinhos Cabernet Sauvignon e Chardonnay do mundo. A região é ótima para turistas com características sustentáveis e várias atividades ao ar livre, como trilhas, ciclismo e hipismo. Alugar um carro e visitar os vinhedos é uma ótima opção para apreciar várias paisagens, mesmo no Inverno, que é uma boa época para fugir das multidões.

Pokolbin, Austrália.

A cidade de Pokolbin é um centro de vinícolas da região do Hunter Valley e, além de seus vinhos, é famosa pelos produtos locais, queijos e gastronomia excelente. A região é ótima para viagens de carro para aproveitar o clima rural e visitar as vinícolas livremente, mas há também a opção de seguir em grupos guiados e aproveitar o melhor do vinho e da gastronomia de Pokolbin. Além disso, a cidade possui um campo de golfe profissional, jardins e parques onde é possível relaxar e deixar as crianças se divertirem à vontade.

Porto, Portugal.

foto informativa

O Vinho do Porto virou qualidade de vinho e tornou-se reconhecido mundialmente. Por isso, esta região está entre os sete principais destinos de vinícolas do mundo. É uma bebida natural fortificada, produzida única e exclusivamente com uvas da Região Demarcada do Douro, que fica cerca de 100 quilômetros ao Leste da cidade do Porto. O reconhecimento oficial como “Vinho do Porto” foi apenas na metade do século 17, quando passou a ser exportada.

Estes são 7 roteiros de vinícolas pelo mundo. Você pode escolher a que mais agrada. O foco principal é o vinho, mas é possível conciliar muitas outras atrações, como passeio, visitas culturais, e claro, harmonizar com a gastronomia de cada lugar. E o melhor de tudo: é possível se programar para viajar sozinho, viajar com amigos ou em casal, e até com a família. E assim aproveitar as opções ao ar livre para um piquenique, que muitas vinícolas oferecem. Se tiver tempo, vale explorar essas regiões de carro, para admirar cenários das parreiras pelo caminho e conhecer em detalhes as redondezas. De qualquer maneira, os lugares oferecerão paisagens incríveis, experiências inesquecíveis e boas lembranças.

Nenhum comentário

Comente!

Top