fbpx

Alface dá toque especial a prato italiano

BLUMENAU (SC) – Quando se fala em alface logo vem na mente a imagem de uma salada.

Comum em saladas, a hortaliça mostra versatilidade ao integrar receita de focaccia

Focaccia Solita_Don Peppone
BLUMENAU (SC) – Quando se fala em alface logo vem na mente a imagem de uma salada. Essa hortaliça rica em nutrientes e clorofila virou sinônimo de dieta, pratos leves e frios. Mas quem disse que ela não pode reinar também nos pratos quentes e saborosos? Não apenas como coadjuvante nos lanches e hambúrgueres, mas como ingrediente marcante de receitas mais elaboradas. Sopas, tortas e até a tradicional culinária italiana já deram espaço para a queridinha das dietas. Um exemplo bem sucedido é a Focaccia Solita, da Pizzeria Don Peppone. O proprietário, Guto Prebianca, não esconde o jogo e repassa a receita deste delicioso prato italiano que tem um toque especial da crocante alface americana. Confira:
Massa de pizza:
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
30 gramas de fermento biológico
1 copo de 250ml de água morna
1 colher (de café) de sal;
2 colheres (de sopa) de azeite de oliva.
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes até atingir uma massa homogênea. Deixar descansar por 30 minutos. Para retardar o crescimento colocar na geladeira.
Recheio:
Ingredientes:
345 gramas de queijo mussarela
295 gramas de frango desfiado
215 gramas de tomate
90 gramas de alface americana
Azeite de oliva a gosto
Alecrim a gosto.
Modo de preparo:
Divida a massa da pizza em dois bolinhos iguais. Abra-os em forma circular de aproximadamente 35 centímetros de diâmetro. Reserve uma das massas abertas e a outra pegue para rechear. Sobre uma pedra para assar pizza untada com farinha, coloque a massa aberta e acrescente a mussarela ralada ou em fatias, em seguida o frango desfiado, as rodelas de tomate e por último a alface americana picada em tiras. Coloque a outra massa de pizza aberta sobre a alface americana. Pincele a massa com o azeite de oliva e alecrim a gosto. Em forno a lenha, asse por aproximadamente 3 a 4 minutos, em forno convencional a 240ºC. A sugestão de Guto é assar de 15 a 20 minutos e sobre pedra própria. Ele explica que em formas normais, é mais difícil atingir a qualidade desejada.
Rendimento: de três a quatro pessoas.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Slain Franco – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Pizzeria Don Peppone
www.donpeppone.com.br
www.twitter.com/donpepponebnu
www.facebook.com/DonPepponeOficial
Blumenau: Rua Sete de Setembro, 2013, Centro

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.