fbpx

Artistas brasileiras fazem intervenção têxtil na Itália

Coletivos Meiofio e TeceLãs, em parceria com a Círculo S/A, confeccionaram trabalhos em crochê que serão expostos em agosto pelas ruas de Trivento
 
Artistas têxteis do mundo todo se reunirão para promover uma mega intervenção urbana com malhas de tricô e crochê pelas ruas de Trivento, na Itália. Realizado nos dias 9 e 10 de agosto, o Yarn Bombing Day pretende promover esse tipo de trabalho artesanal, o turismo local e a caridade, uma vez que o evento é sem fins lucrativos e não haverá nenhum custo aos artistas para participarem da exposição. Os coletivos Meiofio e Tecelãs, ambos de São Paulo, confeccionaram peças exclusivas.
O Yarn Bombing Day é uma intervenção artística urbana, que consiste em usar fios e também as técnicas de crochê e tricô para preencher e ressignificar espaços, como grades, postes, pontes, árvores, entre outros. Um dos produtos mais usados para este tipo de trabalho é o Mollet da Círculo S/A, um fio especial feito de acrílico, que resiste aos fatores ambientais, indicado para seguir a proposta de ser um enfeite permanente, e que foi a escolha dos dois coletivos.
Para as ruas de Trivento, o coletivo Meiofio reproduziu a padronagem da calçada de São Paulo. “Vamos levar um pedacinho da nossa cidade para a Itália. É um projeto bem grande, com 15 metros de largura por 1,2 metro de comprimento e contou com a colaboração de muitas mãos”, comenta Nara Rossetto, uma das idealizadoras do Meiofio. Mais de 20 pessoas colaboraram com a confecção da malha em crochê ao longo de cinco meses. O trabalho contou com cerca de 200 novelos.
Já o coletivo TeceLãs optou pela criação de um painel de 2,5 metros de largura por 2,5 metros de comprimento, representando a flora brasileira. “Foi um trabalho complementar, que contou com uma contribuição livre das cinco integrantes do nosso coletivo. Cada uma fez uma parte e no fim nos reunimos para concluir todo o painel. Usamos tricô, tricotin e crochê, em 12 cores dos fios Mollet e Pompom Fofo da Círculo S/A”, pontua Lu Gastal, uma das integrantes do TeceLãs. Foram usados o equivalente a 6 quilos de fios neste painel.
Os trabalhos de todos os artistas participantes devem começar a ser instalados e expostos a partir do dia 9 de agosto pelas ruas de Trivento, prometendo dar um charme a mais para a cidade italiana.
 
Sobre o coletivo Meiofio
Grupo multidisciplinar de intervenção urbana que trabalha para acolher pessoas, preencher espaços e trazer novas ideias. Através de fios imaginários e reais, conectam presente, passado, pessoas e memórias. Buscam o valor de elementos ignorados e esquecidos da cidade com o objetivo de construir um futuro viável, acolhedor e convidativo.
 
Sobre o coletivo TeceLãs
O Coletivo TeceLãs surgiu do encontro de cinco amigas crocheteiras e que descobriram através dele uma forma divertida de espalhar crochê por São Paulo e assim colorir a cidade. São três frentes: o Yarn Bombing, com o objetivo de colorir a cidade com intervenções de crochê e com isso aproximar as pessoas do trabalho manual; o solidário, promovendo ações e apoiando projetos sociais ligados ao crochê; e o comercial, com a decoração personalizada para espaços comerciais através de um contrato. O propósito do coletivo é mostrar que o crochê é acessível à todos e qualquer ideia ou projeto pode ser feito usando apenas uma agulha, fio e criatividade.
 
Círculo S/A
A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 81 anos no mercado, exporta para mais de 20 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Conta com mais de 500 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que somam 14 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê e amigurumi.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.