fbpx

As cervejas do tipo Ale combinam com os dias mais frios

GASPAR (SC) – Nos dias mais quentes ele é disputadíssimo. Um copo de chope gelado é quase unanimidade entre os brasileiros. No outono e no inverno as temperaturas caem. Mas a bebida continua em alta. E existe uma opção específica para os dias mais frios.  É o chope escuro chamado de Ale, com alta fermentação, realizada num ambiente de temperatura entre 15º e 24º durante três a cinco dias. O processo destaca alguns sabores frutados e lupulados da cerveja. Por isso existem inúmeras variações desse tipo da bebida. “A coloração escura, o amargor e a presença do álcool marcante são algumas das características da Ale”, explica o mestre cervejeiro da Das Bier, Antônio Soares de Souza.
              A artesanal de Gaspar fabrica a Braunes Ale, encorpada com traços de chocolate e perfume de lúpulo. O teor alcoólico é de 6%, proveniente do malte utilizado na fabricação.  “Esse chope combina mais com os dias frios devido a presença mais acentuada de álcool. A bebida é diferenciada por ser mais cremosa e saborosa. É feito especialmente para o consumo no inverno. O sabor é indescritível e combina muito bem com uma feijoada, por exemplo”, comenta Souza.  

Mais sobre o chope Ale

Como surgiu o chope escuro?
Antônio Soares de Souza: É difícil determinar quando o chope escuro começou a ser fabricado. O que sabemos é que este era o único tipo de cerveja fabricado até meados do século 19, quando foi inventada a baixa fermentação. As cervejas na época eram azedas e com muita variação de cor.

Como ele é produzido?
Antônio Soares de Souza: É produzido da mesma forma dos demais estilos de cervejas, mudando somente o tipo de malte utilizado e o grau de torrefação do mesmo.

Por que este tipo de bebida tem este tom mais escuro?
Antônio Soares de Souza: O tom escuro é decorrente do tipo de malte utilizado que é mais escuro. Maltes como os torrados dão essa tonalidade ao chope.

Qual é a indicação de prato que combina com este tipo de cerveja?
Antônio Soares de Souza: Doces e sobremesas em geral contendo chocolate, feijoada e churrasco.

Das Bier
www.dasbier.com.br
Rua: Rua Bonifácio Haendchen, 5.311, Belchior Alto, Gaspar (SC)
Telefone: (47) 3397-8600
Horário do bar da fábrica: de quarta à sexta, das 17h às 24h. Sábados, das 15h às 24h. Domingos, das 11h30min às 19h.
Horário do Espaço Pesca e Lazer: sextas, das 14h às 18h30min. Sábados e domingos, das 7h30min às 18h30min.

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

braunes_menor.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.