fbpx

Atividades extracurriculares auxiliam na concentração, disciplina e convívio social

O ano letivo iniciou e os estudantes retornam aos poucos às rotinas escolares. Especialistas apontam que as atividades extracurriculares podem dar um suporte ainda maior às crianças e adolescentes nesta fase.

Gestora pedagógica da Escola Barão afirma que práticas do contraturno escolar podem melhorar até o desempenho do estudante em sala de aula

O ano letivo iniciou e os estudantes retornam aos poucos às rotinas escolares. Especialistas apontam que as atividades extracurriculares podem dar um suporte ainda maior às crianças e adolescentes nesta fase. É comprovado que práticas de contraturno, como treinos esportivos, artísticos ou de línguas estrangeiras, auxiliam na concentração, responsabilidade e convívio social. Segundo educadores, essas atividades estimulam rotinas que exigem disciplina na organização dos horários, atenção e observação aos treinos propostos e criatividade para elaborar jogadas ou apresentações diferenciadas. “Os cursos têm se mostrado fundamentais na ampliação do repertório cultural dos alunos e a postura exigida, em função da natureza de tais cursos, acaba por impactar positivamente na conduta do aluno nas disciplinas obrigatórias”, afirma a Gestora Pedagógica da Escola Barão, Laura Cristina Peixoto Chaves.
As atividades são ainda mais benéficas para a formação pessoal do estudante quando envolvem trabalhos em grupo, como os jogos que exigem mais de um jogador por equipe ou as aulas de música e teatro, que contam com diversos envolvidos. Durante as práticas, as crianças e jovens aprendem a se relacionar com cordialidade com colegas e oponentes, passam a praticar a cooperação e a autonomia e observam suas habilidades. “São aspectos socioafetivos importantes para o cidadão. Aprendemos que dependemos uns dos outros e não conquistamos nada sozinho”, cita o professor de Educação Física da Barão e atleta da elite do Voleibol brasileiro, Marcel Ramos, o China.
Para aqueles que desejam selecionar as atividades, a Gestora Pedagógica da Escola Barão recomenda que a família verifique todas as opções e esclareça detalhes de cada um, aliando os seus gostos aos benefícios da prática. Uma ampla cartela de possibilidades torna o processo de seleção ainda mais fácil e preciso aos interessados. Na Barão, por exemplo, são oferecidas 18 atividades de Arte e Cultura para todas as idades. Além disso, são mais de 10 práticas esportivas, sendo que o interessado pode escolher até dois cursos e também são ofertadas aulas de línguas estrangeiras, incluindo inglês, espanhol e alemão para crianças a partir de sete anos. “A escolha do curso não pode ser feita apenas com a necessidade de ocupar o estudante e tampouco a de realizar cursos que os pais um dia sonharam”, acrescenta a educadora.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 99994-1265.
Escola Barão do Rio Branco
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau (SC)
Unidade Jardim Blumenau – Rua Nereu Ramos, 847, bairro Jardim Blumenau – Blumenau (SC).

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.