A AirHelp, maior organização internacional dos direitos de passageiros aéreos, divulgou dados sobre as melhores companhias e aeroportos do mundo. Os Aeroportos brasileiros foram bem avaliados. A análise mostra que o Brasil foi o país que mais teve aeroportos entre os Top 10 do mundo e entre os 50 melhores. Veja a posição no ranking:
Posição | Aeroporto | Pontuação |
4º | Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (PR) | 8.37 |
10º | Aeroporto Internacional Viracopos – Campinas (SP) | 8.25 |
11º | Aeroporto Internacional de Recife (PE) | 8.19 |
13º | Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (DF) | 8.14 |
15º | Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins (BH) | 8.12 |
17º | Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro (RJ) | 8.07 |
19º | Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza (CE) | 8.03 |
21º | Aeroporto Internacional Salgado Filho – POA (RS) | 8.00 |
25º | Aeroporto Internacional Rio-Galeão (RJ) | 7.97 |
31º | Aeroporto de Congonhas – São Paulo (SP) | 7.92 |
32º | Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães – Salvador (BA) | 7.91 |
45º | Aeroporto Internacional São Paulo – Guarulhos (SP) | 7.76 |
Além dos destaques entre os Top 10, outros 10 aeroportos brasileiros aparecem no ranking entre os 50 melhores do mundo, como o Aeroporto Internacional de Recife (11º lugar), o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (13º), o Tancredo Neves – Confins (15º), o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Internacional Pinto Martins (19º), em Fortaleza.
Agora, explorando um viés mais amplo, vamos analisar como ficou o ranking dos 10 melhores aeroportos e companhias aéreas do mundo.
10 melhores aeroportos do mundo
Posição | Aeroporto | País | Pontuação |
1º | Aeroporto Internacional Hamad | Catar | 8.39 |
2º | Aeroporto Internacional Tóquio Haneda | Japão | 8.39 |
3º | Aeroporto Internacional de Atenas | Grécia | 8.38 |
4º | Aeroporto Internacional Afonso Pena | Brasil | 8.37 |
5º | Aeroporto Gdansk Lech Walesa | Polônia | 8.35 |
6º | Aeroporto Internacional Sheremetyevo Moscou | Rússia | 8.35 |
7º | Aeroporto Changi Singapore | Singapura | 8.27 |
8º | Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi Hyderabad | Índia | 8.27 |
9º | Aeroporto Internacional Tenerife North | Espanha | 8.26 |
10º | Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas | Brasil | 8.25 |
10 melhores companhias aéreas do mundo
Posição | Companhia aérea | País | SCORE |
1º | Qatar Airways | Catar | 8.23 |
2º | American Airlines | EUA | 8.07 |
3º | Aeromexico | México | 8.07 |
4º | SAS Scandinavian Airlines | Suécia | 8.07 |
5º | Qantas | Austrália | 8.04 |
6º | LATAM Airlines | Chile | 8.01 |
7º | WestJet | Canadá | 7.96 |
8º | Luxair | Luxemburgo | 7.91 |
9º | Austrian Airlines | Áustria | 7.90 |
10º | Emirates | Emirados Árabes | 7.81 |
O ranking avaliou as 72 principais companhias do mundo com base em três critérios: a pontualidade dos voos segundo a base de dados da AirHelp, que avalia o horário de partida e chegada dos voos de todas as companhias aéreas; a qualidade do serviço das companhias aéreas segundo avaliação de passageiros; e o processamento de reclamações com base na eficiência para o atendimento a pedidos de indenização de clientes. Os três critérios têm o mesmo peso, cada um com 33,33% da pontuação final.
A companhia aérea mais bem cotada no ranking foi a Qatar Airways, que também foi a vencedora em 2018. A empresa foi avaliada com pontuação 8,23, destacando-se devido à consistência no processamento de reclamações e à alta pontualidade. Com nota 8,07, a American Airlines ficou na segunda posição e a Aeromexico veio como terceira do ranking, com 8,07 de pontuação.
Ao todo, cerca de 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que teve a participação de 2,5 mil brasileiros. A análise levou em conta informações de voos da base de dados da AirHelp e centenas de pesquisas com passageiros.
A AirHelp é a maior organização do mundo especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando viajantes a obterem compensação por atrasos ou cancelamentos de voos e por casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo.
Fonte: AirHelp