Cinco atitudes de empresas que desmotivam as pessoas

Cinco atitudes de empresas que desmotivam as pessoas

Você percebeu uma perda nos resultados da empresa? Seu time pode estar desmotivado. Motivação é o ponto forte para que qualquer negócio, grande ou pequeno, alcance o sucesso e as metas listadas. Quando a motivação da equipe decai, o líder é a peça-chave para buscar o problema e encontrar a solução. “A falta de motivação pode aparecer por diversas razões, como estar trabalhando em uma função na empresa pelos motivos errados, quando a pessoa não vê perspectiva de crescimento, não se sente pertencente e quando entende que entrega valor, mas não é reconhecida à altura”, destaca a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini. A rotina faz com que algumas atitudes que desmotivam se tornem hábitos no ambiente empresarial. Para melhorar esta situação, a Janaina separou um check list com cinco comportamentos que podem estar desmotivando a equipe. Acompanhe:

 

  1. Ambiente de trabalho: o ambiente de trabalho deve ser adequado para trazer conforto e cumprir com as necessidades do time. O local que você oferece para a equipe é limpo e organizado? Entrega os materiais necessários? A falta desses cuidados gera desconforto e desmotivam as pessoas.
  2. Comportamento: tenha um feedback de como está o relacionamento entre a equipe. Perceba o comportamento, se todos estão colaborando, em busca de desenvolver e tratando uns aos outros com respeito. Discussões, disputas e desrespeito não são recursos saudáveis para o dia a dia no trabalho.
  3. Habilidades insuficientes: assumir um cargo maior ou ganhar uma promoção é o que todos esperam no trabalho. Mas, em alguns casos, este bônus pode não ser bom para a carreira. Pessoas promovidas sem a habilidade necessária para a função vão se esforçar, trabalhar mais e, no final das contas, não vão alcançar os resultados, o que gera dificuldade em manter a motivação. Conheça os limites de cada um, incentive e invista no desenvolvimento de habilidades e competências do seu time, melhorias e também a coragem em assumir quando não der conta.
  4. Valores: valores podem ter diferentes significados para cada pessoa. O que é um valor para você pode não ser para o seu colega do lado. Da mesma forma, empresas também apresentam seus valores. Antes de incluir alguém na equipe veja se o que essa pessoa compartilha dos mesmo valores da empresa.
  5. Engajamento: não esqueça as necessidades básicas do ser humano: ser ouvido, ser reconhecido, ser amado e ter o direito de errar. Traga a equipe para perto das decisões, informe tudo que acontece e peça opiniões e sugestões. Isso vai trazer os funcionários para perto das ações da empresa e, consequentemente, mantê-los motivados com as causas.

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Victória Girotto – jornalismo6@grupoodp.com.br – +55 (47) 3322-0545 e +55 (47) 9 9994-1534

 

Effecta Coaching
Rua Quinze de Novembro, 600 Edifício Visconde de Mauá, Sala 201
Centro, Blumenau – SC

Nenhum comentário

Comente!

Top