fbpx

Círculo apresenta novo presidente

Círculo apresenta novo presidente. Após 14 anos como diretor-presidente da Círculo, José Altino Comper passa o cargo para Osni de Oliveira Junior, atual diretor de Marketing da empresa

Círculo apresenta novo presidente. Após 14 anos como diretor-presidente da Círculo, José Altino Comper passa o cargo para Osni de Oliveira Junior, atual diretor de Marketing da empresa

José Altino Comper dedicou 34 anos de sua vida profissional à Círculo, 14 deles como diretor-presidente da empresa. E com uma trajetória consolidada, juntamente com o diretor do Grupo Lince (holding das empresas Círculo, Plasvale e Marconcini),  Leopoldo Adolfo Schamlz, decidiu que seria o momento de iniciar uma sucessão de cargo. Osni de Oliveira Junior, atual diretor de Marketing e que já está há mais de 20 anos na Círculo, foi o nome indicado para essa transição. Ele foi preparado por alguns meses para assumir a nova função. No dia 1º de setembro será oficializada a transmissão de cargo, data que marca exatos 21 anos do retorno de José Altino Comper à empresa.

A história de José Altino com a Círculo teve início em 1984, quando começou a trabalhar na Novelsul, em Rio do Sul, uma subsidiária (tinturaria) que produzia somente para a Círculo. Começou como coordenador da área financeira e, em abril de 1987, foi promovido a gerente administrativo e financeiro, incorporando o RH. Em junho do mesmo ano, foi convidado para trabalhar como gerente administrativo e financeiro da Círculo. Em novembro, se tornou diretor administrativo e financeiro da empresa.

Passou alguns anos atuando com empresas do Grupo Lince (Cristais Hering e Malharias Lancaster) e, em 1990, voltou para a Círculo como diretor administrativo e financeiro. “Essa sempre foi a minha especialidade”, comenta Comper. Em 1996, o contrato foi encerrado e ele aproveitou para ter novas experiências profissionais. No ano de 2002, retornou como diretor administrativo e financeiro. “Sempre acreditei na Círculo, sempre achei que era um negócio importante e diferenciado do ramo têxtil, com grande participação no mercado e com um nome muito forte. Dificilmente quem faz trabalho manual não usou os produtos da Círculo. Quem aprende a fazer crochê, bordado e tricô, é pouco provável que não tenha começado ou usado bastante tempo os produtos da Círculo, a marca sempre foi líder neste segmento. É como alguém de Gaspar e da família não ter trabalhado aqui, é uma relação muito forte da cidade e da empresa”, avalia Comper.

Círculo apresenta novo presidente
Leopoldo Schmalz (esquerda), Jose Altino Comper (centro) e Osni de Oliveira Junior) FOTO: Jackson Maschio/Arte Fotos

Círculo apresenta novo presidente

Em 2009, ele foi convidado para assumir o cargo de diretor-presidente na Círculo. Durante os 14 anos em que esteve à frente da empresa, presenciou algumas mudanças. “O parque fabril acompanhou as evoluções tecnológicas, oferecemos espaços bem cuidados e confortáveis para os colaboradores, sempre em busca de valorizá-los. No mercado ganhamos muito espaço, apresentamos serviços diferenciados, somos inovadores. Nosso grande valor está no mercado e na questão comercial, de levar ao cliente lojista e ao consumidor, por meio de diferentes formatos de conteúdo, muitas informações e oportunidades para quem gosta de trabalho manual. Eu presenciei pessoas que, ao terminarem de confeccionar uma peça de crochê, choraram. Se emocionaram por verem que são capazes e conseguiram. Eu acredito que quem ganha habilidades, se desafia. E o trabalho manual é isso também”, acrescenta.

Osni de Oliveira Junior entrou na Círculo em 1999 como estagiário na fábrica, onde permaneceu por dois anos e meio. Saiu da empresa para empreender, e anos mais tarde, retornou à Círculo como analista de compras. Seguiu na área comercial e de vendas, até chegar ao Marketing, onde atuou como coordenador, gerente e, em 2018, se tornou diretor do departamento. Junior tem ampla experiência com a área de mercado e proximidade com o consumidor, que deve ser um ponto forte na sua gestão como diretor-presidente. “É a primeira vez que teremos um CEO que fala diretamente com o consumidor. Quero agregar o mindset de mercado, consumidor e varejo, reforçando a presença da marca e mantendo a Círculo como líder no segmento”, pondera Junior. De acordo com ele, a ideia é fazer um rebranding da marca, para identificar oportunidades para então avançar ainda mais na comunicação com todos os stakeholders, trazendo novos produtos e possibilidades de fazer o trabalho manual.

Para essa transição, que está há alguns meses sendo desenvolvida, José Altino Comper acredita que será tranquila e positiva. “O Junior vem se preparando com muita dedicação para assumir esta função. Ele está há muitos anos na Círculo, passou por diferentes posições dentro da empresa e conhece bem a Círculo. O passado não garante o futuro, mas é seu alicerce. Tenho certeza de que ele irá acelerar alguns processos, coisas que a idade nos deixa mais calmos e não nos desafiamos tanto”, pontua.

José Altino Comper participará do conselho do Grupo Lince, por isso ainda estará por perto para algumas decisões pertinentes à Círculo. “Sou muito grato por tudo, pela família, saúde, amizades que construí, pelas pessoas que acreditaram em mim de alguma forma. Principalmente ao Grupo Lince e ao sr. Leopoldo Schmalz, que conheço desde 1974, e que confiou no meu trabalho. Nunca pensei em fazer outra coisa, sempre busquei fazer as minhas entregas no dia a dia de forma que no final do dia tudo ficasse leve. Eu estou feliz com o que a gente conseguiu entregar. Eu me realizei nesse período, com momentos bons e nem tão bons. Eu fico feliz porque vejo as pessoas felizes, realizadas, se sentindo bem, sentindo que participam da empresa. Acredito que uma empresa vai ter sustentabilidade quando os colaboradores se sentem bem e gostam de trabalhar nela, que veem a empresa como uma boa referência. São essas pessoas que vão produzir resultado. Ficarei no Conselho enquanto eu puder contribuir e ser útil. Sentirei saudade da rotina, mas estou muito consciente da minha decisão, do que ajudei a construir e muito tranquilo com o rumo que a Círculo vai seguir com a chegada do Junior, que é altamente capacitado e está preparado para esta função”, avalia Comper.

LEGENDA E CRÉDITO DAS FOTOS:

  • Foto_070-2023 (Leopoldo Schmalz (esquerda), Jose Altino Comper (centro) e Osni de Oliveira Junior) FOTO: Jackson  Maschio/Arte Fotos.
  • Foto_071-2023 (José Altino Comper (esquerda) e Osni de Oliveira Junior) – Foto: Divulgação

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.