fbpx

Como o eSocial irá contribuir para melhorar outros processos da sua empresa

Benefícios da plataforma vão além da centralização e digitalização de informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias

Há algum tempo se discute a implantação do eSocial pelas empresas brasileiras. O prazo final para que as empresas privadas estejam enquadradas no sistema termina em julho deste ano e, ainda assim, gera muitas dúvidas já que esta é considerada a maior e mais complexa parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Simplificando, o eSocial é uma plataforma eletrônica criada pelo governo com o intuito de coletar e centralizar informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias da relação entre empregados e empregadores, formando um banco de dados único para compartilhamento entre os diversos órgãos administrativos. Contudo, o diretor presidente da Magnus Consultoria, Magnus Wolfram, elenca mais quatro benefícios que a implantação do eSocial trará para as empresas. Confira:
 

  1. Integração dos setores: é preciso ter em mente que mesmo sendo uma plataforma para cadastro e atualização de dados do quadro funcional, o eSocial não é de responsabilidade apenas do RH. Outras áreas da empresa são afetadas e isso irá contribuir para a integração dos setores, onde outros programas e projetos podem ser beneficiados. O setor de TI é um dos mais impactados também, já que devem possibilitar esse novo ambiente e transmissão de informações.

 

  1. Melhoria da comunicação: tanto colaboradores quanto gestores devem estar cientes que esta é uma obrigação que traz benefícios, portanto, todos precisam fazer a sua parte. Os colaboradores devem repassar todas as atualizações da sua vida, desde que impacte nos benefícios previdenciários e fiscais, para a empresa. Com isso, a comunicação entre todos será permanente, pois é preciso seguir todos os processos legais e prazos.

 

  1. Segurança jurídica: a transparência que o eSocial oferece é benéfica para empregado e empregador. O empregado fica seguro de que, com o cadastro devidamente atualizado, seus benefícios previdenciários estão garantidos e não há como burlar a lei, pois tudo estará interligado ao CPF. Já o empregador, fazendo tudo dentro da legalidade, verá diminuir o número de processos trabalhistas, pois não há argumentos contra provas.

 

  1. Disruptura: existem prazos a serem cumpridos e isso influenciará na rotina da sua empresa. Será necessário alterar cronogramas para atender às obrigações do eSocial. Portanto, aproveite o momento e abra a sua mente para o novo. São nessas horas de quebra repentina da rotina, que podem surgir ideias para criar ou modificar formas de gestão, por exemplo.

 
Para contribuir com as empresas que têm encontrado dificuldades na implantação do sistema, a Magnus Consultoria realiza, na próxima quinta-feira (24/5), uma palestra com o tema “O eSocial e os impactos sofridos por quem já está nessa”. Será às 8h30min, no auditório do Sincor, na Rua Coronel Vida Ramos, 1, Bairro Jardim Blumenau, em Blumenau. As vagas são limitadas. Inscrições até terça-feira (22/5) pelo e-mail [email protected].
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Sabini Roncaglio – [email protected] – (47) 3322-0545
Magnus Consultoria
Rua Ângelo Dias, 207, salas 21 e 22, Centro, Blumenau (SC)

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.