Conheça cinco pratos típicos natalinos de diferentes países

Conheça cinco pratos típicos natalinos de diferentes países

Viajar é uma das melhores experiências da vida, oportuniza conhecer outras culturas, povos e o mais gostoso: outras culinárias. É por isso que queremos que você conheça cinco pratos típicos natalinos de diferentes países. Dizem que a comida aproxima as pessoas e traz à tona memórias e sensações, melhor ainda quando podemos aliar com viagem, criando ainda mais experiências inesquecíveis com nova pessoas ou com já faz parte da nossa vida. Tanto que na época das festas de fim de ano, a imagem que mais nos vem em mente é uma mesa farta de comida e familiares ou amigos.

Você é dessas pessoas que amam o Natal e toda atmosfera desta ocasião, não pode ficar de fora dessa listinha que é recheada de dicas bacanas e diferentonas, misturando sabores locais com o prazer de viajar e conhecer novos lugares. E viajante que é viajante vive com a cabeça pensando nas próximas férias ou numa folga maior para poder desfrutar de uma viagem. O fim do ano já está logo aí, e, apesar de ser uma época concorrida para viagens, considerada alta temporada em muitos lugares e com preços elevados de passagens e acomodações, para muitas pessoas é uma ótima ou até única oportunidade de fazer uma viagem mais longa.

Para quem está programando as férias de Natal, damos uma ajudinha com uma lista com cinco pratos típicos deste período em diferentes países para que você una os prazeres da gastronomia com o de conhecer novos lugares.

A ideia é sair do óbvio, como Nova York a até mesmo Gramado, no Rio Grande do Sul, ambas que têm o Natal como um ponto alto no turismo com decoração preparada em detalhes para época e uma multidão que se joga para vivenciar o espírito natalino. Dito isso, confira opções mais inusitados e escolha o seu próximo destino pelo estômago. Prepare as malas e veja qual delícia de cada país mais te apetece!

Maçãs caramelizadas em Pequim, China.

string of candied haws

Aqui no Brasil esse doce é bem comum na época de Festa Junina, conhecido como maçã do amor, apresentado como uma maçã no palito mergulhada numa calda de açúcar com glucose de milho que cria uma casquinha crocante for fora. Em Pequim, as maçãs caramelizadas tornaram-se um típico presente de Natal entre os cristãos chineses. A palavra “maçã” em mandarim possui um som muito parecido com o da palavra “paz”, por isso é entregue nas igrejas aos fiéis, como um símbolo, desejando boas festas. Um belo significado para esta delícia.

Melomakarona em Atenas, Grécia.

Esse doce típico do Natal grego é feito, tradicionalmente, com sêmola (para ficar mais quebradiço) ou com farinha de trigo (mais consistente), azeite de oliva e mel. O melomakarona tem formato oval, é assado até ganhar uma cor marrom-dourada profunda e pode ser complementado de várias formas, com nozes, cravo e canela ou chocolate. Vale provar!

Latkes em Jerusalém, Israel.

>> Veja aqui o especial – Oriente-se: desvende Israel <<

É um alimento típico do Festival de Hanukkah, feito de batatas e frito em óleo, muito crocante e delicioso. A panqueca de batatas tem origem nos contos judaicos, representa a tomada de decisões importantes e os milagres.

Bacalhau na Cidade do México, México.

Bacalao or salted fish Biscay style with olives and peppers.

Para quem pensou que bacalhau é um prato comum em Portugal e Noruega e que o México é a terra só dos tacos, vai se surpreender. O peixe, que também é bem tradicional no Natal no Brasil (além da Páscoa) é uma das deliciosas tradições no país da Tequila. O bacalhau mexicano é uma receita que utiliza o peixe seco, preparado com tomates, cebolas, azeitonas, pimentão e alho, formando um delicioso ensopado. Este prato é muito comum na época do Natal no México, e ganhou status de iguaria típica do país.

Sochivo em Moscou, Rússia.

O sochivo é um prato típico do Natal russo, preparado à base de grãos de trigo e mel, e complementado com ingredientes variados, como nozes, sementes de papoula, damasco ou passas. Tem uma espécie de ritual para ser degustado: ele geralmente é precedido de um hino e apreciado após o jejum, que inicia na véspera de Natal e termina no anoitecer do dia de Natal, tudo isso em homenagem à estrela de Belém.

Que tal esse passeio por sabores natalinos pelo mundo? Deu para decidir o seu destino deste Natal de fim de ano? Conheça Aqui você conheceu cinco pratos típicos natalinos de diferentes países. Boas sugestões para conhecer novos lugares e sair do tradicional, aliando gastronomia local, tradição e cultura, além de claro, os bons momentos marcantes nesta época do ano que é tão especial. Viaje com a família, viaje com amigos ou mesmo viaje sozinho, o importante é acumular milhas, experiências, histórias e amigos por onde passar. A gente quer saber, qual desses lugares te inspirou e você se empolgou para conhecer? Ou, se já conhecia, que tal conhecer nesta época de Natal e vivenciar essas experiências gastronômicas? E se você já escolheu o destino de fim de ano, compartilha com a gente também! #PartiuViajar

Nenhum comentário

Comente!

Top