fbpx

Cuidado com as estrelas do seu time

A Copa do Mundo 2018, um dos maiores eventos esportivos do planeta, atrai os olhares de milhares de espectadores. Mas a competição pode trazer alguns aprendizados valiosos para o campo empresarial, a partir de uma observação mais atenta e profunda. Um exemplo é uma avaliação de grandes nomes do futebol nas equipes. “Quando você tem 22 jogadores e um deles é ‘a estrela’, é possível que esta estrela se sinta sobrecarregada, com toda a responsabilidade e expectativa que todos os outros do time, os torcedores e todo um país, depositam nela”, ressalta a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini.
Neymar para seleção brasileira, Cristiano Ronaldo para Portugal e Messi para a Argentina são três exemplos claros. “O coração bate mais forte quando as chuteiras deles tocam a bola. Nossas expectativas de um “Goooolll” aumentam. Enquanto isso, os outros do time também contam com a estrela para os grandes lances. E, sem perceber, talvez, inibem o próprio brilho, limitam a ousadia, esperam pela estrela”, destaca Janaina.
Assim é, muitas vezes, no campo de futebol. E assim é em muitas empresas. Depositam toda a expectativa em uma determinada pessoa, porque ela consegue fechar a venda, resolver o problema do cliente, manter todos os outros num bom ritmo e produtivos. “E se algo acontecer para essa pessoa? Uma lesão, um acidente, uma demissão? Você pode comprometer os resultados ou descobrir uma constelação inteira”, analisa a coach da Effecta Coaching.
A especialista salienta o quanto é melhor contar com uma constelação na equipe. “Um time onde todos dividem as responsabilidades igualmente, sem ter por quem esperar um desempenho melhor, onde cada um consegue contribuir com o todo, com suas melhores habilidades em momentos específicos é muito mais produtivo e equilibrado. Assim, toda uma comunidade entende a competência do time todo, distribuindo melhor a expectativa e a responsabilidade. Uma constelação brilhante, brilha muito mais do que qualquer estrela sozinha, não é mesmo?”, frisa Janaina Manfredini.
Para líderes, gestores ou empresários, a coach recomenda: “tome cuidado com estrelas. Elas podem inibir, ou até mesmo afastar, outras grandes estrelas”, finaliza Janaina.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 / + 55 (47) 99994-1484
Effecta Coaching
 

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.