fbpx

Cuidado com sistema de esgoto auxilia no combate à dengue

Somente nos primeiros dias de 2021, Blumenau já registrou 31 focos do mosquito

No verão, a combinação de altas temperaturas e o aumento do volume de chuvas amplia o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikunguya e zika. Em janeiro de 2020, Blumenau registrou 1.363 focos com larvas do mosquito, número bem superior aos 308 focos encontrados em 2019. Agora, nestes primeiros dias de 2021, o município já conta com 31 focos registrados.

No combate à proliferação do mosquito, a BRK Ambiental, empresa responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau, reforça a importância de adotar medidas que vão contribuir com a prevenção da doença. “O combate ao mosquito Aedes aedypti é uma ação que deve ser realizada constantemente e as boas práticas de saneamento também auxiliam no combate à dengue, entre outras enfermidades. Sem o serviço de coleta e tratamento de esgoto, por exemplo, teríamos um aumento do número de criadouros do mosquito e as chances de surto da doença se tornariam muito maiores”, explica Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK Ambiental em Blumenau.
Confira alguns cuidados necessários com a rede de esgoto e nas residências para combater o mosquito:

1. Utilização de ralos: se os ralos da sua casa não possuem sistema para vedação, instale telas. O Aedes aegypti gosta de lugares escuros e úmidos para se proliferar, por isso, os ralos são lugares ideais. Também deposite, com frequência, uma colher de água sanitária diluída em um litro de água limpa, o que contribuiu para evitar a proliferação do mosquito em ralos que não são muito utilizados. Lembre-se, ainda, de acionar a descarga de vasos sanitários pouco utilizados.

2. Descarte o lixo corretamente: a rede de esgoto não é lugar de lixo. Ao depositar resíduos incorretamente nas pias da cozinha, banheiro e lavanderia, vasos sanitários e chuveiros, você colabora para o entupimento da rede e, consequentemente, acúmulo de água parada. Programe-se também para fazer o descarte do lixo nos cestos em horários próximos à coleta de lixo, isso também evita o acúmulo de água, em caso de dias chuvosos.

3. Verifique a separação da rede pluvial e da rede de esgoto: com as chuvas de verão, é comum que telhas e calhas fiquem carregadas de folhas e outras sujeiras vindas da natureza. Certifique-se de que a água da chuva de seu imóvel está sendo direcionada à rede de drenagem pluvial e separada da rede de esgoto. Isso também evita obstruções e, por consequência, acúmulo de água parada.

4. Preste atenção em detalhes do dia a dia: a semana corrida combinada com uma agenda lotada faz com que detalhes passem despercebidos. Para que o combate contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti seja eficaz, algumas tarefas simples e práticas de casa devem ser aplicadas, por exemplo: deixe as garrafas vazias sempre tampadas ou viradas com a boca para baixo; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; se tiver animais de estimação, limpe com frequência os potes de água; e casas com piscina precisam ainda mais atenção, realize manutenção periódica da área e não esqueça de cobrir com lona.

No site www.busqueporprevencao.com.br, uma campanha da BRK Ambiental, você encontra mais informações sobre como prevenir a doença em casa e na vizinhança.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Victória Girotto – [email protected] – +55 (47) 9 9994-1484

BRK AMBIENTAL

ETE Fortaleza – Rua Adolfo Radunz, 380
ETE Garcia – Rua Lions Clube, 139
SAC: 0800 771 0001 | [email protected]

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.