Dia de Cooperar apresenta o poder do cooperativismo

Dia de Cooperar apresenta o poder do cooperativismo

Cooperativas Ailos reúnem depoimentos que inspiram a cooperar para transformar o mundo em um lugar melhor

Para que mais pessoas conheçam o cooperativismo, surgiu o Dia C, Dia de Cooperar, celebrando o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado todos os anos no primeiro sábado de julho. O Dia C é uma iniciativa das cooperativas brasileiras para promover e estimular ações voluntárias e reforçar o potencial transformador do cooperativismo. Normalmente são realizadas ações ao longo do ano, voltadas à comunidade no âmbito cultural, educacional, ligados à saúde, responsabilidade socioambiental, esporte, lazer, etc. A novidade deste ano é que as ações de celebração serão feitas de maneira on-line.

Pensando neste novo formato, as cooperativas Ailos lançaram um convite a cooperados e colaboradores para enviarem um vídeo compartilhando boas notícias e mostrando como cooperam para um mundo melhor. Estes vídeos serão postados em uma playlist no Youtube. “Passamos por dias totalmente diferentes, e entendemos que ações cooperativistas podem ajudar diretamente a fazer um mundo melhor e a inspirar pessoas a fazerem o mesmo. Toda vez que cooperamos, estamos cuidando uns dos outros e é isso que realmente precisamos neste momento, de empatia, solidariedade e cooperação”, comenta Sulana Mara da Silva Wan-zuit, coordenadora de Educação Cooperativista e Relacionamento com o Cooperado da Central Ailos.

Em meio ao isolamento social e crise, histórias inspiradoras ganham um brilho ainda mais especial. O incentivo de pessoas que lutaram e conquistaram seus sonhos faz a diferença no dia a dia e dá um gás a mais para quem ainda está iniciando seus projetos ou pensando em tirar do papel aquela ideia. Em Florianópolis, a cooperativa Únilos, por exemplo, vem fazendo parte do dia a dia de Jean Carlo Bardança, proprietário da Floricultura Dona Flor, no bairro Trindade há 17 anos. Através do crédito com a cooperativa, Jean conseguiu realizar o sonho de expandir seus negócios e há dois anos inaugurou a floricultura Flores da Ilha no bairro Itacorubi. “Falar da cooperativa é muito bom, porque foi através dela que consegui realizar alguns sonhos. Quando eu quis financiar o valor para comprar a segunda loja, o tratamento foi totalmente diferenciado, o gerente foi até o local, viu que realmente seria uma boa localidade para abrir uma floricultura, tive muito apoio”, comenta Jean que agora realizou mais um grande sonho, de construir uma casa de frente para a praia, utilizando o crédito da cooperativa.

O cooperativismo auxilia quem já está há tempo no mercado como o Jean, mas também dá força para quem está começando, como é o caso do Jackson Bittencourt de Souza, que abriu a empresa Tito Pescados em Florianópolis no final do ano passado. “Eu já conhecia o Sistema Ailos quando morava em Itajaí e era cooperado da Credifoz. Então há dois meses, por indicação de um amigo que é cooperado, resolvi procurar a Únilos em Florianópolis e voltar a ser cooperado. Eu estava precisando muito de um veículo fechado frigorífico para trabalhar com os produtos congelados, e foi uma grata surpresa para mim quando em dez dias de cooperado eu já tive o crédito aprovado e consegui comprar o carro”, diz Jackson.

Em meio à crise, nascem projetos de empreendedorismo como a pizzaria Costa’s Pizza, do Humberto Costa que é consultor financeiro e durante a pandemia sentiu a crise bater à porta. Então decidiu ir na contramão e empreender durante o período de isolamento social. “Sempre gostei muito da área da alimentação, e foi quando tive a ideia de abrir a pizzaria durante a pandemia. Precisava de fluxo de caixa para abrir esse empreendimento, então procurei a minha cooperativa. Sou cooperado há quase dois anos e quando apresentei o projeto eles foram muito receptivos e me auxiliaram na realização desse sonho”, pontua Humberto. Hoje a pizzaria atende no balcão, mas tem uma grande demanda delivery, aproveitando a crise para inovar e empreender.
O cooperativismo tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente em um mundo em que as pessoas estão parando mais para dar atenção ao próximo, entendendo que quando cooperamos, ajudamos alguém, mas também somos ajudados. A economia colaborativa tem se mostrado cada vez mais eficiente para a sustentabilidade financeira e o cooperativismo tem essa essência em seu DNA.

Ações de Cooperativismo o ano todo

A celebração do Dia C acontece em julho, mas as ações cooperativistas são realizadas ao longo de todo ano. As cooperativas Ailos entendem a importância e o impacto positivo de suas ações nas comunidades em que estão inseridas.

Em Florianópolis, as quatro cooperativas do Sistema Ailos se uniram para uma grande campanha do agasalho. Credelesc, CreCrea, Únilos e Transpocred estão realizando a arrecadação de roupas de Inverno, bem como calçados e cobertores, que serão doados a instituições de apoio da região. As doações podem ser feitas até o dia 1º/7 nos postos de atendimento das cooperativas.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 850 mil cooperados, 1 Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 9 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3,4 mil colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Elaíse Cidral – litoral5@grupoodp.com.br – + 55 (47) 9 9994-1265


Sistema Ailos

Nenhum comentário

Comente!

Top