Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado com compartilhamento de ações que transformam o mundo

Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado com compartilhamento de ações que transformam o mundo

Cooperativas do Sistema Ailos realizam ações de cooperação e reúnem depoimentos que inspiram a cooperar para transformar o mundo em um lugar melhor

O cooperativismo tem sido uma alternativa de desenvolvimento sustentável das comunidades. Atitudes colaborativas, de ajuda mútua e com responsabilidade social, contribuem para um mundo mais justo e igualitário. O mundo comemora o Dia Internacional do Cooperativismo no primeiro sábado do mês de julho. Para celebrar esta data, no Brasil foi criado o Dia de Cooperar (Dia C), que promove e estimula ações voluntárias e reforça o potencial transformador do cooperativismo. As ações do Dia C são realizadas ao longo do ano, voltadas à comunidade no âmbito cultural, educacional, ligados à saúde, responsabilidade socioambiental, esporte, lazer etc.

Sulana Mara da Silva Wan-zuit, coordenadora responsável pelo fomento de ações de relacionamento com cooperados e comunidade do Sistema Ailos, descreve sobre o poder de ações cooperativistas, principalmente em tempos de crise, o qual estamos enfrentando. “Passamos por dias totalmente diferentes e entendemos que ações cooperativistas podem ajudar diretamente a fazer um mundo melhor e a inspirar pessoas a fazerem o mesmo. Toda vez que cooperamos, estamos cuidando uns dos outros e é isso que realmente precisamos neste momento, de empatia, solidariedade e cooperação. E as cooperativas têm a responsabilidade de difundir o movimento, pelo importante papel que possuem na vida de seus cooperados”.

Em meio ao isolamento social e crise, histórias inspiradoras ganham destaque. Pessoas que receberam apoio necessário para superação em momentos difíceis dão um gás a mais para quem se encontra em situação de vulnerabilidade. A Viacredi, cooperativa integrante do Sistema Ailos, mostra diariamente o valor de sua essência cooperativista, ao estar sempre pronta a ouvir, entender as necessidades de seus cooperados e a contribuir não só com a inclusão e financeira, mas com a transformação de vidas.
Em Gaspar (SC) por exemplo, a cooperativa ajudou o seu Ledemir, morador do bairro Belchior, em um momento desafiador de sua vida. “Sou cooperado da Viacredi desde 2004. Infelizmente em 2017 eu descobri que estava com um tumor na cabeça. Foi um momento difícil, mas procurei a Viacredi para conseguir um empréstimo para poder fazer a cirurgia. A cooperativa foi muito receptiva e me ajudou neste momento. Eu fiz a cirurgia, e hoje estou recuperado, e posso dizer que a Viacredi faz parte da minha história”, conta Ledemir Oliveira de Souza.

Independente do ramo de atuação, o cooperativismo tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente em um mundo em que as pessoas estão parando mais para dar atenção ao seu próximo, entendendo que, quando cooperamos ajudamos alguém, mas também somos ajudados. O cooperativismo tem isso em sua essência: fazemos juntos, ganhamos juntos, crescemos juntos.

Celebrando o Dia C

A Viacredi escolheu três grandes ações para celebrar o Dia de Cooperar 2020. Juntamente com outras cooperativas Ailos, lançou um convite a cooperados e colaboradores para enviarem um vídeo compartilhando boas notícias e mostrando como cooperam para um mundo melhor. Estes vídeos serão postados em uma playlist no Youtube e divulgados nas redes sociais de cada cooperativa.

Em parceria com a Cooper, desenvolveu o projeto Coopera na Panela, que disponibiliza uma série de vídeos no Youtube e na plataforma Progrid EAD com dicas de educação financeira e empreendedora de uma forma diferente e prática: através de aulas de culinária.

Outra ação é o apoio ao projeto Vamos Superar , que trata-se de um site que conecta pessoas que precisam de ajuda com pessoas que querem e podem ajudar, formando uma rede de solidariedade.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Elaíse Cidral – litoral5@grupoodp.com.br – + 55 (47) 9 9994-1265


Sistema Ailos

Nenhum comentário

Comente!

Top