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8 dicas para fazer parceria com influenciadores digitais

8 dicas para fazer parceria com influenciadores digitais

Eles fazem parte do nosso cotidiano, estão a todo momento no nosso feed mostrando produtos, recebendo presentes e é nesse momento que surge a vontade de integrar o rol de marcas que estão próximas a eles. Por isso, preparamos este artigo com 8 dicas para fazer parceria com influenciadores digitais para você compreender melhor como funciona todo o processo de construção deste relacionamento.

Seja com foco em moda, beleza, saúde, fitness, gastronomia, decoração, entre tantas outras áreas, departamentos de Marketing, gestores, empreendedores e representantes de todo tipo de empresa já notam a importância desta estratégia os negócios, desde as micro e pequenas até grandes empresas. Cada abordagem, cada forma de divulgação, cada foco será definido a partir do objetivo principal da sua marca.

Antes de entrarmos nas 8 dicas para fazer parceria com influenciadores digitais, é necessário entender que há diversas formas de ligar as marcas ao influenciador. Entre as mais populares estão as permutas ou tratativas comerciais, ou seja, realizadas através de acordos estabelecidos de modo prévio em que a marca contrata e paga para que o influenciador faça a divulgação de seu serviço ou produto. Em contrapartida, é negociado previamente o número de posts, como será a divulgação, em quais plataformas e formatos serão postados os conteúdos, horários, entre outros acordos.

Entre as 8 dicas para fazer parceria com influenciadores digitais, há também as tratativas espontâneas, quando não há valores comerciais estabelecidos de modo prévio, mas que é possível atrair a atenção do influenciador a partir de algo que o agrade, que seja de interesse dele. E como fazer isso? Com um convite para vivenciar uma experiência em um local, um presente enviado com um kit da marca, entre outros. Neste caso, o influenciador fica totalmente isento da obrigação de realizar alguma postagem sobre o serviço ou produto, por isso, para a marca ter êxito na ação é necessário surpreendê-lo positivamente, tornar a experiência criativa e personalizada, que instigue o influencer a fazer uma divulgação de forma espontânea.

8 dicas para fazer parceria com influenciadores digitais
Foto: Pixabay

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Confira a seguir 8 dicas para fazer parceria com influenciadores digitais:

1. Tenha uma meta clara: você vai lançar um novo produto e precisa apresentar ao mercado? Precisa ampliar a divulgação da sua marca para uma região específica? Quer movimentar mais as suas redes sociais? Quais destes objetivos vão nortear a sua ação? Procure focar nessa meta e, a partir daí, traçar detalhes de toda a estratégia para tornar a sua ação um sucesso.

2. Quem escolher: são centenas de influenciadores no mercado atualmente, mas como fazer a seleção? Dica: escolha aqueles que mais que conversam com o seu público-alvo, ou seja, que produzem conteúdos relacionados, com audiência similar à do seu público-alvo mesmo, apresentam produtos ou serviços para o mesmo segmento. Há quem acredite que a métrica do número de seguidores é garantia de ampla divulgação entre os influenciadores, mas essa máxima nem sempre é verdadeira. Macro influenciador, por exemplo, possui um grande público, mas este é variado e nem sempre composto por pessoas do perfil dos seus clientes. Por isso, uma forma de se aproximar ainda mais do seu público-alvo é buscar parceria com influenciadores de nichos específicos, os chamados nano e micro influenciadores que se tornam mais próximos dos seguidores. Estudos internacionais e nacionais apontam que estes oferecem mais engajamento e conversão diante das campanhas;

3. Criatividade e personalização para desenvolver a ação: nessa etapa a palavra criatividade se torna primordial. Seja nas ações de permuta ou espontâneas, com micro ou macro influenciadores, é necessário lembrar que eles recebem centenas de kits diários, dezenas de convites para ações e, para que a sua marca seja notada entre tudo isso, você não pode ser mais um. Para ser notado, procure oferecer algo que saia do lugar comum, novas formas de fazer, algo inédito. Você pode também tentar engajar pelo emocional do influenciador, oferecer um mimo de algo que ele disse que precisa ter, algo que usa no cotidiano, ou uma carta escrita à mão com gírias e termos usados por ele. Por isso, é necessário conhecer a fundo o influenciador selecionado, o acompanhar e saber a sua rotina. Dica importante: é nesse momento que você precisa definir como aliar a sua marca ao influenciador: será uma hashtag? Compartilhamento do perfil? Dará cupom de desconto? Esse item será essencial para que você consiga ter uma precisão na análise dos resultados ao final da ação;

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Foto: Pixabay

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4. Defina a localização: sua ação será regional, com localidade próxima à sede da sua marca, ou trabalha com uma marca nacional, que possui abrangência para todo Brasil e países vizinhos? Essa ação irá abranger toda essa localização? Qual a prioridade de região e cidades? No caso de envio de kits ou convite para vivenciar experiências junto à marca, como será a logística de transporte, deslocamento, segurança da entrega de qualidade do produto? Todo detalhe precisa ser analisado para garantir sucesso na ação;

5. Atenção ao contato: com os passos anteriores definidos, desenvolva como será a sua comunicação com o influenciador e/ou seu assessor dele para a apresentação da proposta. Desde as ações comerciais, que implicam em regras contratuais detalhadas, até mesmo as propostas espontâneas, para o envio de mimo, tudo precisa ser feito com extremo cuidado e com a ciência do influenciador. Isso se faz necessário, pois serão utilizados dados sensíveis e pessoais do influenciador (como seu endereço, documento de identificação, entre outros) que precisam ser preservados de pessoas não relacionadas à ação.

*Observação: segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde 2020, estes dados podem ser utilizados apenas com o consentimento do influenciador e apenas para a ação apresentada em questão. Para uma próxima parceria, a marca deve apresentar nova proposta para análise.

6. Avalie os resultados: kit fechado, convite feito, influenciador a caminho da experiência, evento pronto, ou seja, ação pronta para acontecer. Então começa o momento da análise dos resultados. Sua meta era apresentar um produto? Ganhar mais seguidores? Divulgar sua marca? Então fique atento. Acompanhe a hashtag proposta, monitore os posts do influenciador, os pedidos que sua marca recebeu, quantos cupons foram ativados nas suas redes ou e-commerce, entre outros.

7. Mantenha suas redes sociais com conteúdos relevantes: para assegurar que o resultado perdure até mesmo após a ação, continue produzindo conteúdos que sejam de interesse do seu público-alvo, realize ações de interação e mantenha as suas redes sociais ativas para os seus clientes;

8. Conte com apoio especializado: no mercado existem comunicadores especializados em garantir o match perfeito entre marca e influenciadores, com desenvolvimento de ações assertivas. Se precisar de mais informações sobre como fazer parceria com influenciadores, a Oficina das Palavras terá um prazer em desenvolver a melhor estratégia para a sua marca.

Quer saber mais sobre como adotar a estratégia de Marketing de Influênciaperfeita para a sua marca? Entre em contato com a nossa equipe.

7.	Mantenha suas redes sociais com conteúdos relevantes
Foto: Pixabay

Texto de Martha Kienast que, graças à curiosidade, a fez se formar em Jornalismo, Marketing Digital e se especializar em Marketing para o Turismo e Gestão Empresarial. A vontade de conhecer o novo é tanta, que ela ultrapassou a área da comunicação e resolveu exercitar física a bordo de um parapente. Nas horas vagas, brinca com os seis filhos de quatro patas (isso quando não está adotando doguinhos da rua). Entusiasta das novidades, está sempre disposta a desenvolver as mais diferentes estratégias para os novos desafios.

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