Ação da Made by You já plantou mais de 420 árvores

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ação da Made by You já plantou mais de 420 árvores

Essa e outras iniciativas fazem parte do compromisso da marca handmade de promover o consumo consciente. Ação da Made by You já plantou mais de 420 árvores

Ação da Made by You já plantou mais de 420 árvores

Promover o consumo consciente é um dos pilares da Made by You, que comercializa kits handmade em tricô e crochê. A sustentabilidade faz parte da essência da marca, que tem suas raízes na valorização do artesanal e a preocupação em garantir que os processos de produção de roupas, acessórios e itens para decoração, gerem menos impactos ambientais e que articulem ações de desenvolvimento social.

Pensando nisso, e aliada ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Made by You reforça suas ações sustentáveis, que incluem o projeto 1 kit = 1 árvore, embalagens com o selo Eureciclo, certificado algodão BCI (Better Cotton Iniciative), fios vegan e biodegradáveis, fortalecimento de comunidades e produção local.

O 1 kit =1 árvore é recorrente na Made by You e ganha destaque neste mês alusivo ao meio ambiente. A cada kit vendido, uma árvore será plantada em colaboração com o projeto Coral de Minas, de Santa Catarina, que atua em áreas degradadas, matas ciliares e atlântica, e já contemplou 259 mil metros quadrados com o replantio de árvores. “Entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2021, vendemos 420 kits, portanto, 420 árvores já foram plantadas a partir desta iniciativa. É uma proposta de conciliação com a natureza, vibrando no estímulo coletivo de responsabilidade para compensar os impactos causados no meio ambiente”, comenta Andreia Camilo, da Made by You.

Essa e outras iniciativas fazem parte do compromisso da marca handmade de promover o consumo consciente. Ação da Made by You já plantou mais de 420 árvores

Ação da Made by You já plantou mais de 420 árvores

Para garantir um cuidado em todas as etapas dos produtos da Made by You, a marca é certificada com o Eureciclo, um modelo de compensação ambiental como solução para a logística reversa. A compensação ambiental, neste caso, consiste em destinar de forma ambientalmente correta uma massa de resíduos equivalente à massa das embalagens que uma empresa coloca no mercado. “Geramos, assim, incentivos para elevar as taxas de reciclagem no país”, completa Luana Geiss, do Marketing da Made by You.

Fios sustentáveis são destaque na Made by You

No mix de produtos da Made by You, se destacam os fios vegan, de algodão cru, regenerados (com reaproveitamento de resíduos de tecidos), feitos de cana-de-açúcar e organicamente coloridos.

Os fios veganos, compostos por fibras de algodão ou acrílico, são indicados para crochê e tricô. Utilizam produtos químicos sem nenhum ingrediente de origem animal no processo de amaciamento e tingimentos das fibras. Tem ainda o fio de algodão cru, que não passa pelo tingimento ou alvejamento. Desta forma, se reduz a quantidade de água, o consumo de energia, de produtos químicos e de resíduos durante o processo de fabricação. É também um fio biodegradável, que se decompõe com facilidade no ambiente quando descartado.

O fio regenerado é produzido a partir de resíduos de tecidos, ou seja, os tecidos são reciclados e desfibrados, seguindo um processo circular de produção, com o aproveitamento de descartes de materiais. Após o desfibramento, as fibras são higienizadas e tratadas para, então, serem fiadas e torcidas. Para finalizar, elas são tingidas, criando uma cartela de cores degradê exclusiva. A alternativa de produtos reciclados ou regenerados apresentam uma produção mais consciente, sem extração de matéria-prima da natureza e aproveitamento de resíduos que seriam descartados.

O fio feito a partir do bagaço da de cana-de-açúcar é também um grande diferencial da Made by You. Apresenta como vantagens o baixo custo, a biodegradabilidade, é reciclável, exige pouca energia para a sua produção e, por ser um material orgânico, no fim da sua vida útil pode ser decomposto e utilizado como fertilizante dos solos. A sua decomposição inicia cerca de 150 dias após a deposição por compostagem e encerra em 240 dias.

E tem ainda o fio de algodão orgânico naturalmente colorido da Paraíba, desenvolvido em parceria com a Embrapa e com a Natural Cotton Color. Ele é plantado por pequenos produtores, em sistema de agricultura familiar no assentamento rural da reforma agrária Margarida Maria Alves, no município de Juarez Távora (PB). A plantação ocupa 18 hectares de terra em sistema de sequeira, sem nenhum tipo de adubo ou inseticida sintético. O algodão já nasce colorido e não necessita de qualquer tipo de tingimento químico.

Ação da Made by You já plantou mais de 420 árvores: Certificações de consumo consciente do algodão

A Made by You possui a certificação BCI (Better Cotton Iniciative), que preconiza a conscientização e orientação do cotonicultor, colaboradores e demais agentes da cadeia produtiva do algodão para a importância de relações trabalhistas justas e da responsabilidade socioambiental no campo. A marca de kits handmade pertence também ao movimento Sou de Algodão, que promove a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, e reúne todos os integrantes da cadeia produtiva e da indústria têxtil da fibra de algodão, desde o homem do campo até o consumidor final, passando por tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes.

Ação da Made by You já plantou mais de 420 árvores

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.