fbpx

Central Ailos e Viacredi recebem certificação no Rating Nacional de longo e curto prazos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Agência de classificação de risco de crédito é uma das três maiores do mundo. Central Ailos e Viacredi recebem certificação no Rating Nacional de longo e curto prazos

Agência de classificação de risco de crédito é uma das três maiores do mundo. Central Ailos e Viacredi recebem certificação no Rating Nacional de longo e curto prazos

Pela primeira vez, a Central Ailos recebeu a certificação no Rating Nacional de Longo Prazo ‘A+(bra)’, com Perspectiva Estável, e o Rating Nacional de Curto Prazo ‘F1+(bra)’, da Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo. A Viacredi, uma das cooperativas integrantes do Sistema Ailos, também foi certificada pela primeira vez no Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’, com Perspectiva Estável, e no Rating Nacional de Curto Prazo ‘F1+(bra)’.

            De acordo com a agência classificadora, os ratings nacionais da Central Ailos são o reflexo do perfil e da importância da empresa como prestadora de serviços para os membros das cooperativas de crédito, com um histórico bem-sucedido. Além disso, também incorporam a boa experiência e a gestão da administração da Central.

“A certificação da Fitch Ratings consolida ainda mais o compromisso com o crescimento econômico saudável e sustentável que o Sistema Ailos busca desde o seu início, resultado da construção conjunta entre cooperados, colaboradores e lideranças”, diz Renato Pescara, diretor financeiro e administrativo da Central Ailos.

Central Ailos e Viacredi recebem certificação no Rating Nacional de longo e curto prazos

            Já os ratings nacionais da Viacredi refletem sua boa presença regional como a segunda maior cooperativa de crédito do Brasil em número de ativos, tendo boa resiliência e estabilidade em seu modelo de negócios. Os ratings também consideram a boa rentabilidade operacional, indicadores de capitalização acima dos requisitos mínimos e perfil de captação e liquidez adequados.

“Esta é uma certificação muito importante para a cooperativa, e vem reforçando ainda mais que a Viacredi está preparada para garantir solidez e confiança. Além, claro, de continuar com o crescimento já proposto em nosso planejamento estratégico, expandindo os serviços tanto regionalmente como de forma nacional”, comenta Adelino Sasse, diretor administrativo da Viacredi.

Central Ailos e Viacredi recebem certificação no Rating Nacional de longo e curto prazos

O que são os ratings?

            Os ratings são notas que agências classificadoras de risco de crédito atribuem a uma empresa. Elas utilizam a análise fundamentalista, conhecida no mercado por analisar o ambiente macroeconômico onde a empresa está localizada, o setor em que ela atua e as características dos negócios, desde o financeiro até a estrutura de governança.

Ao final, a nota é dada em formato de letras. A Fitch Ratings é norte-americana e está entre as três principais agências de classificação do mundo, juntamente com a Standard & Poor’s e a Moody’s. As classificações de risco estão ligadas diretamente à capacidade de uma instituição financeira de cumprir com suas obrigações e alavancagem estratégica para novos negócios e constituição de capital. Por isso, o rating é utilizado como um dos principais indicadores de mercado.

Central Ailos e Viacredi recebem certificação no Rating Nacional de longo e curto prazos. Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1,1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares e uma corretora de seguros, mais de 240 postos de atendimento e mais de R$ 13 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo com o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Sistema Ailos

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Inteligência em Comunicação e Conteúdo (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.