fbpx

Como manter as redes sociais atualizadas?

Como manter as redes sociais atualizadas?

O algoritmo tem como um dos requisitos para ajudar a ampliar a distribuição de conteúdo a frequência de postagens. Ela não pode ser exagerada, mas também não dá para postar apenas uma vez por mês. Então, como manter minhas redes sociais atualizadas?

Existem formas e formas de se fazer isso e a Oficina das Palavras traz agora algumas dicas para ajudar quem está querendo ser melhor visto nas redes sociais, conquistar um público maior e reverter isso em visibilidade/autoridade e até vendas.

Ter um calendário com o planejamento

Pela nossa experiência, um dos fatores que levam ao esgotamento criativo é justamente a falta de um planejamento prévio. Com um calendário pré-definido, você pode observar datas comemorativas que se relacionam com o seu negócio, pode antecipar a produção de conteúdo e ainda sobrar tempo para aquele post de última hora para poder aproveitar um meme ou tendência que tenha a ver com o seu conteúdo.

Como manter as redes sociais atualizadas? Entendendo sobre a sua audiência

As redes sociais são ótimas porque mostram verdadeiramente os dados da sua audiência. O gênero de quem mais acessa, o horário em que foi mais acessado, o dia da semana… com isso, você pode ter o seu próprio “Jornal Nacional”, definindo o dia, hora e persona da sua maior audiência. Por que insistir numa postagem às 14h de quinta-feira, se você tem descrito no painel de controle que seu público maior é às 21h de segunda?

Crie temas fixos para facilitar a produção do material

Você pode deixar fixo os temas que serão falados de maneira mais genérica, como os cases de sua empresa, os trabalhos realizados, o que saiu na imprensa… tudo isso pode ser previamente pensado para ser executado conforme a necessidade. Neste item, vale incluir um momento fixo com entrevistas, por exemplo.

Como manter as redes sociais atualizadas?
Foto: Pixabay

Leia também

Se espelhe em quem você gosta

Não necessariamente o perfil é semelhante, mas se inspirar em quem você gosta de acompanhar é um bom exercício. Mas tem que olhar com olhos de produtor de conteúdo. Veja o formato das frases, os textos usados para atrair a atenção, o uso ou não de emojis, a linguagem do dia a dia da internet… tudo tem que ser percebido, para você entender que até empresas podem estar mais soltas, sem perder o real interesse do que querem informar na internet.

Você está lendo sobre “como manter as redes sociais atualizadas”

Utilize os recursos das plataformas

Cada uma das redes sociais tem seu princípio e diferentes ferramentas. No Instagram tem as caixinhas de perguntas, no TikTok tem a possibilidade de fazer duetos, no Facebook é possível compartilhar documentos… todas elas possuem importantes possibilidades que ajudam também na disseminação do seu conteúdo. Tire um tempinho para estudar o que outras pessoas estão fazendo e vendo isso procure por tutoriais simples que ajudarão você a melhorar o uso das redes sociais.  

Faça curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo não é cópia, até porque todas as redes priorizam conteúdo autoral e original. Você busca diferentes fontes de informação e faz o seu próprio conteúdo em texto, vídeo, áudio ou imagem. Caso seja algo relevante, você pode compartilhar citando a fonte, ou utilizando o recurso de compartilhar sugerido pelas diferentes redes sociais, ou mesmo fazer uma adaptação do material. Atenção, no caso de perfis comerciais é necessário ficar atento para não infringir as regras de direito autoral e direito de imagem. Nesses casos, é necessário ter autorização para o uso do conteúdo.

Observe diferentes fontes de pesquisa na lista de dicas sobre como manter as redes sociais atualizadas

Para não esgotar sua fonte de criatividade, ative as notificações do Google News com os assuntos que são de seu interesse. Você coloca áreas ou palavras-chaves e passará a receber informações sobre estes temas. É possível inclusive ativar as notificações para outras localizações, já que muitas das atualizações chegam primeiro em outros países. Ao ativar as notificações, você passará a receber por e-mail (no Gmail) informações relevantes que poderão servir de inspiração, assim, você já sabe como manter as redes sociais atualizadas.

Como manter as redes sociais atualizadas?
Foto: Pixabay

Como manter as redes sociais atualizadas? Contratando equipes especializadas no assunto

Se você já tem um negócio com verba disponível para comunicação, vale terceirizar este planejamento e produção de conteúdo. Com equipes especializadas, a Oficina das Palavras consegue atender diferentes demandas, de clientes dos mais variados portes e de diversificadas áreas. Por meio do objetivo final da empresa, é possível criar estratégias que vão ao encontro deste resultado.

Já são 15 anos de atuação no mercado e diversos cases de sucesso! Diferentes clientes atingiram marcos milionários de visibilidade, de engajamento, de captação de leads e de resultados finais satisfatórios. Está interessado em fazer sua marca decolar na internet? Converse com a nossa equipe e você saberá como manter as redes sociais atualizadas.

Texto de Ricardo Ruas, cidadão do mundo, onde aprendeu muito pela observação de novos cenários e culturas. Tem dois MBAs (Marketing e Gestão da Comunicação Corporativa) e já atuou como repórter de televisão e de jornal e, mais adiante, teve a chance de trabalhar fora do país, em viagens ao Canadá, Estados Unidos e Austrália. Também recebeu o prêmio Jovem Empreendedor de 2009. Carrega consigo a máxima de que a evolução está no nível da consciência. É atual Co-CEO e fundador da Oficina das Palavras.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.