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Como vender através das minhas redes sociais?

Como vender através das minhas redes sociais?

Antes de tudo é preciso entender que, devido ao novo cenário que vivemos, muitas atividades antes presenciais ganharam uma versão digital, incluindo o hábito de consumo das pessoas. Por isso, entender como vender através das redes sociais hoje não é um diferencial, é uma necessidade. E tudo é baseado nos hábitos de consumo do seu público-alvo, criando assim novas oportunidades nas novas formas de agir das pessoas.

O detalhe principal de como vender através das redes sociais é oferecer uma experiência dinâmica, baseada em uma plataforma fácil de interação com o público e que conduza as pessoas pelos melhores caminhos até a conversão. Mas antes disso, é preciso criar uma relação forte com o seu público, afinal, redes sociais são para socializar.

Mas antes de começar a vender através das redes sociais…

É preciso entender que vender pelas redes sociais depende de um sistema de entrega de produtos e serviços muito organizado. Pois da mesma forma que precisa que seja fácil para as pessoas realizarem a compra, a entrega daquilo que for comprado tem que atender as expectativas, seja para manter uma relação a longo prazo, seja para o cliente satisfeito ser mais uma divulgação da marca – e não uma métrica negativa no relatório de satisfação.

Depois é preciso sempre verificar se o seu produto, seu preço, a sua promoção e a sua praça (mais conhecidos como os 4 Ps do Marketing) estão alinhados com as suas promessas e as expectativas do público-alvo. Lembre-se hoje que é muito fácil para as pessoas darem só aquela “olhadinha” nos seus produtos e pesquisarem on-line opções similares pelo menor preço. Uma boa pesquisa de mercado na etapa de planejamento das suas redes socias  pode ajudar muito.

Como vender através das minhas redes sociais?
Foto: Pixabay

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Qual é a melhor forma de vender pelas redes sociais?

A resposta para esta pergunta vai depender de quanto tempo e recursos você tem para investir na criação do processo. Mas em todas elas é preciso sempre considerar um bom planejamento de conteúdo, para chamar a atenção das pessoas, despertar o interesse de algumas delas para os seus produtos / serviços, engajar em uma estratégia de envolvimento e assim, gerar a oportunidade da venda.

Uma estratégia simples e com baixo custo

O mais prático é abrir um canal em uma rede social de maior volume, como Facebook e Instagram. As próprias ferramentas oferecem opções para publicações de forma gratuita (orgânicas) em um primeiro momento, seleção de público-alvo e pontos de comunicação direta com o público, através de comentários, caixas de mensagens e até mesmo vídeos ao vivo. Aqui o ideal é pensar em um fluxo periódico, de cerca de três postagens semanais, explorando os formatos do momento e sempre chamando seu público para a conversa. Por exemplo, no final do texto da postagem sempre colocar algo como “se você quiser saber mais, ligue agora para o telefone indicado ou nos envie uma mensagem por aqui”. Assim você faz com que as pessoas descubram mais sobre a sua marca, seus produtos / serviços e dá um caminho direto para a venda (seja pelo telefone ou a caixa de entrada da rede social).

Uma estratégia elaborada e com um custo maior

A melhor parte das redes sociais é que elas são escalonáveis. A partir do momento que você cria uma estratégia básica consistente, você pode ampliá-la através de muitas formas. Por exemplo, nas redes sociais você pode fazer o chamado tráfego pago, postagens patrocinadas que vão além do limite de distribuição orgânico do conteúdo, para aumentar o número de pessoas impactadas pela sua marca. Também é possível criar canais de e-commerce automatizados, que monitoram cada etapa do processo de venda através das redes sociais e fornecem detalhes do que funcionou e do que não funcionou – e assim ser otimizado. As próprias plataformas sociais, como o Instagram, oferecem ferramentas de “Shopping”, onde é possível cadastrar produtos.

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Como vender através das minhas redes sociais?
Foto: Pixabay

O que publicar nas redes sociais para vender mais?

É na fase do planejamento de conteúdo das redes sociais que é definido o que é preciso ser produzido para alcançar os objetivos. Para uma estratégia de vendas, é indicado o Princípio de Pareto para a quantidade de publicações comerciais e conceituais. Por exemplo, 20% do conteúdo deve ser responsável por 80% dos leads (oportunidades de vendas) gerados. Assim, em um planejamento de cinco postagens semanais, uma delas seria totalmente voltada para a venda, enquanto as outras quatro abordariam outros pilares básicos do planejamento.

Pode parecer pouco, mas é preciso entender que as pessoas não estão nas redes sociais apenas para comprar produtos e serviços. Elas buscam um envolvimento com aquilo que interagem, por isso também existe hoje tão forte o chamado Inbound (envolvimento, em inglês) Marketing.

Uma ajuda profissional pode diminuir seus custos de vender pelas redes sociais

Se você quer vender mais pelas redes sociais há dois principais caminhos: você mesmo pode aumentar seus conhecimentos e aplicar na sua marca ou você pode contratar uma pessoa ou empresa com experiência de mercado. E em ambos os casos a Oficina das Palavras pode ajudar.

No primeiro caso a Oficina das Palavras oferece cursos e consultorias dedicadas, seja através de um número personalizado de horas ou através do Smart Marketing – uma análise pontual das principais necessidades de comunicação da sua marca. Aqui você tem o apoio de profissionais formados nas áreas de interesse e certificados, que indicar as melhores estratégias para os seus resultados.

Em um segundo momento, se você não tem tempo para absorver tantas novidades sobres as redes sociais, você pode contar com o serviço de planejamento, gerenciamento e produção de conteúdo para redes sociais da Oficina das Palavras. Aqui a sua marca ganha o reforço de uma equipe que fará toda a execução necessária, de acordo com seus objetivos, para alcançar resultados.

Conheça as soluções para as suas redes sociais da Oficina das Palavras

Com 15 anos de atividades e sempre se moldando para entender as novidades e atender as diferentes plataformas, a Oficina das Palavras se preocupa em todo o processo, do planejamento e execução da comunicação nas empresas até o monitoramento de resultados. A equipe especializada de profissionais de redes sociais está pronta para ajudar a planejar, produzir conteúdo, gerenciar canais, fazer tráfego pago e instruir quem quer aprender mais sobre o mundo do marketing digital.

Quer saber mais como a equipe de mídias sociais da Oficina das Palavras pode ajudar no seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe por aqui.

Texto de Joel Minusculi, jornalista e especialista em Mídias Sociais que vive mergulhado em todas as atualizações das plataformas e navega por várias planilhas de análise de dados. Tem experiência com páginas, perfis, sites e blogs de vários segmentos, desde venda de pneus, passando por barcos que dão a volta ao mundo, até de apartamentos de luxo. Nas horas vagas gosta de buscar inspiração em games, seriados e outras coisas legais. 

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