fbpx

Qual a melhor rede social para sua empresa

Conhece aquele ditado “quem não é visto não é lembrado?”. Pois é, ele funciona perfeitamente para o mundo digital também. Neste artigo vamos te explicar qual a melhor rede social para a sua empresa

Conhece aquele ditado “quem não é visto não é lembrado?”. Pois é, ele funciona perfeitamente para o mundo digital também. Neste artigo vamos te explicar qual a melhor rede social para a sua empresa, para se aproximar ainda mais do seu público e gerar credibilidade. Uma pesquisa realizada em 2021 pela plataforma Cupom Válido, com base em dados da Hootsuite e WeAreSocial, apontou que o Brasil é o terceiro país em todo o mundo que mais usa redes sociais, contando com mais de 150 milhões de usuários, ou seja, 70,3% da população brasileira utiliza redes sociais.

Mas claro, é preciso primeiro entender qual a melhor rede social para sua empresa, afinal de contas, não adianta investir todos os seus esforços em divulgação em uma rede onde seus clientes não estão. Por isso, é necessário conhecer um pouco melhor de cada rede e principalmente conhecer seu público-alvo.

Quando se conhece seus atuais clientes e aqueles que quer alcançar, com características como faixa etária, região que estão, interesses, entre outros, fica mais fácil identificar a rede social que mais consomem e escolher a melhor rede social para sua empresa.

Qual a melhor rede social para sua empresa: como conhecer melhor seu público

O primeiro passo para conhecer seu público é entender a área em que sua empresa atua, qual problema soluciona? Depois disso, basta pesquisar sobre as pessoas que consomem esse produto e/ou serviço, entender como elas se comportam não apenas no mercado físico, mas também on-line. Em quais redes elas estão? O que gostam de ver? Respondendo essas perguntas, você começa a conhecer de fato seu público-alvo, e agora, precisa conhecer cada plataforma para saber definitivamente qual a melhor rede social para sua empresa.

Instagram: rede social de fotos e vídeos pode ser ideal para atrair seu público-alvo

Qual a melhor rede social para sua empresa
Fotos: Unsplash

O Instagram é uma das plataformas que mais cresceu e ganhou usuários nos últimos anos. No Brasil, no ano passado, quase 100 milhões de pessoas tinham uma conta no Instagram. A idade do público varia em sua maioria entre 18 e 34 anos, mas tem usuários que fogem dessa faixa etária também. A rede social é gratuita e é focada em imagens, sejam fotos ou pequenos vídeos. Os vídeos são uma excelente ferramenta, sejam os stories de até 15 segundos cada um, ou os reels, vídeos que ficarão no feed da sua empresa, que podem ter até um minuto de duração. Uma boa ideia é utilizar os stories para falar sobre novidades, chamar para o feed, para atrair novos seguidores, e quem sabe, novos consumidores da sua marca.

Qual a melhor rede social para sua empresa: Facebook continua sendo uma das principais redes sociais no Brasil

Qual a melhor rede social para sua empresa

Apesar de ter menos engajamento que o Instagram, o Facebook continua sendo uma importante plataforma social para promover negócios e talvez o público-alvo da sua empresa esteja lá. Se você possui um negócio local, essa rede social pode ser interessante para a sua empresa, pois os possíveis clientes geralmente costumam pesquisar mais sobre a empresa no Facebook, para saber atualizações e informações básicas como localização, horário de funcionamento, etc.

Lembre-se de manter os dados sempre atualizados e interagir com agilidade nos comentários e mensagens recebidas. Esse retorno é essencial para criar conexão com a sua audiência. Além disso, é preciso levar em consideração a faixa etária do seu público-alvo, um fator relevante na hora de escolher qual a melhor rede social para a sua empresa. Atualmente, no Brasil, a faixa etária que mais acessa o Facebook possui entre 25 e 34 anos, mas o público sênior vem crescendo ano após ano na plataforma. Faça um bom planejamento e mescle conteúdo orgânico com patrocinado para obter melhores resultados.

Leia mais:

O LinkedIn é ideal para gerar autoridade e criar networking

Qual a melhor rede social para sua empresa

O LinkedIn é conhecido por ser uma rede social de negócios, para promover networking e a comunicação B2B. Nessa rede social é importante compartilhar oportunidades de negócio, além de informações para o desenvolvimento profissional, dicas de novidades no mercado e na área de tecnologia. Se você tem o objetivo de que sua marca seja reconhecida como autoridade em sua área, o LinkedIn pode ser uma boa opção, para divulgar projetos e informações que contribuam para construção da reputação e fortalecimento da marca da empresa e/ou do profissional. Publique artigos, divulgue inciativas relevantes à sua área de atuação, compartilhe vagas, destaque tendências, e amplie a sua rede de contatos através de interesses profissionais em comum.

Qual a melhor rede social para sua empresa? Pinterest é fonte de inspiração

Pinterest é fonte de inspiração

O Pinterest é uma rede social focada em fotos e referências para quem busca inspiração. O maior público é formado por mulheres e, apesar de ter menos procura do que outras redes como Instagram e Facebook, o Pinterest é o lugar perfeito para compartilhar Pins (ideias e inspirações). É muito indicada para empresas que são focadas na venda de produtos, seja moda, decoração, saúde, beleza, entre outros, criando pastas com referências que podem ser compartilhadas e salvos por outras pessoas com o mesmo interesse.

Você está lendo: “qual a melhor rede social para sua empresa”

TikTok: uma das redes sociais mais populares entre os jovens no momento

TikTok: uma das redes sociais mais populares entre os jovens no momento

Você pode até pensar que o TikTok é uma rede social somente para adolescentes para fazer dancinhas ou vídeo bobos. Mas se a sua marca conversa com um público mais jovem saiba que essa é uma poderosa plataforma para a sua estratégia e muitas empresas já perceberam o potencial dessa rede que não para de crescer e ganhar usuários, sendo considerada uma das mais populares. Em setembro do ano passado, por exemplo, o TikTok anunciou que chegou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo. A faixa etária predominante é de 10 a 19 anos, seguida por jovens de 20 a 29 anos. Planeje seus conteúdos e adicione criatividade e ousadia para criar vídeo curtos e dinâmicos para atrair a atenção dos usuários.

Existem ainda diversas outras redes sociais que podem ser perfeitas para sua empresa, mas essas mencionadas acima são as mais comuns no Brasil e fáceis de encontrar se público-alvo.

E aí, conseguiu identificar qual a melhor rede social para o seu negócio? Lembre-se dos passos básicos: conheça em primeiro lugar seu público-alvo, saiba o que ele gosta, qual rede social mais utiliza, identifique a sua persona (ou da sua marca) e depois entenda como funciona essa rede social. Nunca faça um perfil “existir” em determinada rede social. Veja se está alinhada com seu propósito e objetivo de comunicação, bem como com o seu público e seja disciplinado e organizado para manter um conteúdo criativo, atualizado, engajado e constante. Se precisar de ajuda para identificar qual a melhor rede social para o seu negócio, conte com a expertise de nossos profissionais, uma equipe sênior e atualizada. Ente em contato por aqui!

TikTok: uma das redes sociais mais populares entre os jovens no momento
Texto de Elaíse Cidral, cuja paixão pelos livros e por contar histórias a fez ingressar no Jornalismo. Elaíse trabalhou em rádio e televisão, onde atuou desde a produção até a apresentação. A especialização em Gestão em Comunicação Empresarial tem ampliado sua área de conhecimento. A experiência anterior e os contatos com a imprensa regional e estadual auxiliam ainda mais sua atuação na Oficina como criadora de conteúdo.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.