fbpx

Escola da Construção de Blumenau está quase pronta

BLUMENAU (SC) – A estrutura física, dentro das atuais instalações do Senai, já está em fase de acabamento. A Escola da Construção deve estar concluída em marco e abrir as portas em abril para treinar futuros profissionais para este setor. Aliás, foi a falta de mão de obra qualificada aliada ao crescimento da atividade construtiva na região que levou à ideia deste espaço, há seis anos, explica o diretor do Senai, Jacir Lenzi. Ele ressalta que um pedreiro, por exemplo, precisa sim de qualificação. Hoje todos os profissionais necessitam buscar novos conhecimentos e aprender sobre as novas tecnologias. “O mercado evolui e quem busca o aperfeiçoamento consegue melhores cargos. Quem frequentar a escola com certeza terá vantagem em relação a outros trabalhadores”, destaca.

     O projeto da Escola da Construção é uma parceria entre o Sindicato da Construção de Blumenau (Sinduscon Blumenau), e o Senai Blumenau. A expectativa é que, até abril, os alunos já estejam freqüentando os cursos programados para o local. “Esta nossa escola já é um sucesso. Estive reunido com empresários da construção de diversas cidades catarinenses e o que se fala é que nosso trabalho servirá de modelo para a instalação de demais unidades da Escola da Construção por Santa Catarina”, comenta presidente do Sinduscon, Jorge Strehl.

     A importância da iniciativa é reconhecida por quem já está no mercado, como o mestre de obras, Elio Alves. “Eu não tive esta chance, para mim foi mais difícil de aprender”, comenta. O carpinteiro Luiz Anderson Lima concorda. “Os alunos aprenderão detalhes, terão mais experiência. Eu aprendi errando, fazendo e acertando”. O pedreiro Mário Roque de Oliveira vai mais longe. “Depois da Escola da Construção pronta só não aprende quem não quer”.

     A expectativa é de que, em poucos anos, a região passe a contar com profissionais qualificados, beneficiando a sociedade com obras de mais qualidade e que respeitem o meio ambiente. A opinião é de um dos apoiadores e também coordenador da obra da Escola da Construção de Blumenau, Adalberto José da Silva, da empresa Sulbrasil. “Esperamos por profissionais conscientes do seu papel relevante na construção de um Brasil melhor. A fundação sólida que buscamos para o setor se baseia em educação e profissionalismo em todos os níveis. A escola da construção É uma das contribuições do setor para a melhoria de nossa sociedade, demonstrando nossa responsabilidade social”, aponta.

     O prédio, com 282 metros quadrados, abrigará laboratórios e salas de aula e será uma forma de pedreiros, serventes e mestres de obra buscarem aperfeiçoamento com as novas tecnologias que surgem no dia a dia. De acordo com o diretor do Senai, a estrutura tem capacidade de receber aproximadamente 350 alunos por ano. “É uma oportunidade importante para quem já atua no setor e também para quem quer ingressar nesta atividade”, conclui Lenzi. 

 

Sinduscon Blumenau

www.sindusconbnu.org.br      

Rua Gustavo Salinger, 702

Itoupava Seca – Blumenau (SC)

Telefone: (47) 3339-9000

 

escola construção.JPG

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.