Estados Unidos solicita redes sociais para emitir visto americano

Estados Unidos solicita redes sociais para emitir visto americano

Se você está planejando uma viagem para os Estados Unidos e precisa emitir ou renovar o visto, é bom ficar atento às mudanças que começaram a valer este mês. Para a entrada no país, o governo passou a exigir informações sobre as redes sociais utilizadas nos últimos cinco anos.

Por meio de uma aba obrigatória durante o preenchimento do formulário eletrônico (DS-160), o solicitante deverá informar as redes sociais que utiliza nos últimos cinco anos, identificando a plataforma e o nome do usuário. Entre a lista estão os sites mais comuns como: Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, entre outros.

Essa novidade obrigatória no preenchimento do formulário vale para quem vai aos Estados Unidos para turismo, trabalho ou estudo. Vistos diplomáticos e oficiais estão isentos da nova regra. Antes essas informações eram solicitadas apenas para os candidatos selecionados para verificação extra, como no caso de pessoas que viajaram para áreas controladas por organizações terroristas.

A medida foi anunciada no final de maio e já está em vigor. Essa avaliação extrema é uma decisão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como uma medida de “melhorar os processos de triagem da segurança nacional para proteger os cidadãos americanos”, segundo ele. A ferramenta tem objetivo de eliminar as práticas de atentados terroristas, imigração ilegal e outros tipos de ameaça à segurança pública do país.

Nenhum comentário

Comente!

Top