Estímulo à redução do uso de carros torna a Europa exemplo mundial

Estímulo à redução do uso de carros torna a Europa exemplo mundial

Numa verdadeira cruzada contra os prejuízos ao meio ambiente, a Europa está tomando medidas para acabar com o uso de carros. Claro que não é possível acabar com tudo de uma única vez, mas diferentes países já anunciaram ações para reduzir a venda de veículos, restringiram locais de circulação e proibiram a venda de automóveis com determinado tipo de combustível.

Na Alemanha, um tribunal declarou que os carros movidos a diesel serão proibidos de circular em algumas partes do centro industrial do país já em 2019. Em Madri, na Espanha, a ideia é banir o uso de carros poluentes até 2020. Com níveis de poluição fora do comum lá em 2014, Paris adotou o rodízio de carros e conseguiu baixar em 30% o nível de partículas no ar. Agora começa a trabalhar para proibir carros na região central. Na Noruega o que devem ser extintos são os carros com combustível como gasolina, álcool ou diesel. Até 2025 o objetivo é que todos os veículos que circulem sejam elétricos.

Agora você deve estar se perguntando por que esta notícia está no Passaporte Oficina, um blog de turismo? Bem, para começo de conversa, todo mundo quer conhecer lugares bonitos, saudáveis, que você possa ir sem voltar com problemas de saúde por conta da poluição.

Segundo, como fazer para se deslocar quando for visitar estes locais e como essas soluções podem ser aplicadas mundo afora? A resposta é simples: o deslocamento pode – e deve – ser incentivado pela maneira alternativa: bicicletas, caminhadas ou transporte público. Madri, por exemplo, deseja aumentar 25% das áreas de pedestres, incentivar o uso do transporte público com a construção de 90 quilômetros de vias para ônibus, limitar o tempo dos estacionamentos para os carros e aumentar a quantidade de bicicletas publicas elétricas.

É ou não notícia digna para estar aqui compartilhada?

Nenhum comentário

Comente!

Top