fbpx

Evento celebra o artesanato alagoano com atividades do bordado filé

Bordado Filé 2018 é resultado do convênio entre Prefeitura de Maceió, Inbordal, Sebrae e Círculo S/A

 
Nesta sexta-feira (23/11) o Instituto Bordado Filé (Inbordal) em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC,  Sebrae Alagoas e Círculo S/A, promove um evento técnico para celebrar as atividades e conquistas da entidade neste ano.  O 2° Evento Filé Alagoano é direcionado para convidados, entre eles artesãos do filé, autoridades e empresários. São esperadas 320 pessoas no Clube Motonáutica, em Maceió, que poderão acompanhar as atividades realizadas pelo convênio, bem como obter mais informações de cuidados e boas práticas do filé. A ideia é que este evento técnico seja realizado a cada dois anos.
 

O Instituto Bordado Filé (Inbordal) é formado por um grupo de artesãs que são reconhecidas pela excelência no trabalho com rendas em Alagoas. Há três anos, a Círculo S/A, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, é parceira nesta iniciativa, oferecendo novelos 100% algodão que são transformados pelas artesãs do Inbordal em peças para a moda e decoração. “Durante esses anos, participamos ativamente junto com artesãs do Inbordal para entender melhor o processo produtivo do bordado filé. Assim, pudemos auxiliá-las a utilizar produtos que atendam às necessidades desta técnica que é um pouco mais agressiva que a convencional”, explica o diretor de Marketing da Círculo S/A, Osni de Oliveira Junior. Atualmente, são usados os produtos Cléa, Clara Brilhante e Anne, além do Endurece. Este último é uma resina que molda peças para que fiquem firmes e duras, ideal para a produção de potes, cestas, abajures, e enfeites em geral. “Para 2019, nosso planejamento contempla a realização de oficinas para capacitar o público geral na técnica do filé alagoano”, completa o gerente regional da Círculo S/A, Cleber Rafael da Rosa.
A produção do Inbordal é quase inteiramente em algodão nacional, com exceção de alguns pedidos especiais. As peças produzidas são comercializadas em rodadas e feiras de negócios, bem como vendidas para empresas de outros Estados. “As bordadeiras associadas ao instituto seguem um padrão de qualidade que foi testado e certificado por nós. Elas apresentam peças quase simétricas, com tamanhos padronizados e que garantem a procedência da matéria-prima”, explica Petrúcia Lopes, vice-presidente do Instituto do Bordado Filé

Além disso, a partir da parceria com o Sebrae Alagoas, foi possível fazer a rastreabilidade do produto pela primeira vez no segmento de artesanato. Cada item terá um QR Code na etiqueta que terá a identificação da artesã, local em que foi produzido, o tempo que levou para ser feito e o tipo de fio usado.
O objetivo do Inbordal é manter a tradição do bordado da região das Lagoas Mundaú e Manguaba, oferecendo produtos de qualidade e fortalecendo o trabalho artesanal, registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. O bordado filé é executado sobre uma superfície de fios tramados, sua característica peculiar. A técnica se inicia com a confecção de uma rede ou malha com fio de algodão de espaçamento pequeno e, em seguida, o preenchimento dessa malha com diversas combinações de pontos.
 
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Patrícia Wippel – [email protected] – + 55(47) 3322-0545 / (47) 99994-1534
 
Círculo S/A
Instagram: @circuloprodutos
Facebook: /circuloprodutos
Aplicativo gratuito iOS e Android: Love Círculo
 

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.