fbpx

Formação de adultos criativos inicia na infância

Você considera a criatividade importante no seu cotidiano? Por mais técnica que seja a área de atuação de um profissional, esta característica tem se tornado cada vez mais essencial no dia a dia das pessoas por estar ligada à inovação.

Professora da Escola Barão, Lídia Caroline de Souza Araújo explica que é possível exercitar a criatividade e aprimorar a característica em todas as fases da vida

Você considera a criatividade importante no seu cotidiano? Por mais técnica que seja a área de atuação de um profissional, esta característica tem se tornado cada vez mais essencial no dia a dia das pessoas por estar ligada à inovação. A formação de profissionais criativos inicia ainda na fase escolar, com o estímulo de características que aprimoram esta vertente tão aflorada na infância. “Criatividade é um processo neurológico, uma atividade cerebral, portanto, os estímulos oferecidos na infância refletirão na vida adulta”, explica a professora da Escola Barão, Lídia Caroline de Souza Araujo.
Para estimular, a educadora explica que os adultos precisam exercitar o “pensar fora da caixa” no cotidiano, ou seja, sempre aplicar soluções diferentes para situações diversas. Ao ser criativo no dia a dia, se torna um exemplo para crianças e jovens que passam a valorizar o diferente. Outra sugestão é sempre se relacionar com pessoas de diversos perfis e buscar atividades que saiam do tradicional, para ampliar o repertório cultural e vivências.
Atividades cotidianas que estimulam a criatividade entre as crianças também podem ser aplicadas, como incentivar a fazer perguntas, aprender a lidar com críticas, visitar museus, bibliotecas, projetos sociais e realizar jogos ou brincadeiras que envolvam linguagem, interação, lógica, adivinhação e experimentos científicos. “O método mais eficaz é a aplicação da teoria das múltiplas inteligências: musical, corporal, linguística, lógico-matemática, espacial, interpessoal e intrapessoal. Todas elas devem ser fortemente trabalhadas a fim de que seja oportunizado a todos um “leque” de desenvolvimento de habilidades”, afirma.
A professora da Escola Barão ainda relembra que as novas tecnologias podem ser grandes aliadas do processo criativo. “O desafio dos educadores é mostrar que se pode produzir com este aparato e não simplesmente fazer o uso fútil. Apresentar a inovação como uma ferramenta que contribua para a potencialização das habilidades e não o engessamento destas”, acrescenta.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 99994-1265.
Escola Barão do Rio Branco
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC).
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau (SC)
Unidade Jardim Blumenau – Rua Nereu Ramos, 845, bairro Jardim Blumenau – Blumenau (SC).

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.