fbpx

Ibirama comemora a história preservada com a ajuda da população

Arquivo Histórico do município é um dos melhores e mais completos de Santa Catarina

IBIRAMA (SC) – Dia 18 de maio é o Dia Internacional do Museu. Ibirama vai comemorar a data com diversas atividades ligadas ao tema num prédio histórico – o prédio do antigo Hospital Miguel Couto, atualmente Associação Hansahoehe. O evento, promovido pela Administração Municipal através do Departamento de Cultura, será realizado no Salão Friedrich Kröener a partir das 14h. Durante a tarde serão feitas também visitações ao Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann e ao Arquivo Histórico Municipal, um dos melhores e mais completos de Santa Catarina e visitado por pesquisadores e historiadores de vários cantos do Estado e do Brasil.
            O interesse que o Arquivo Histórico desperta hoje é resultado de um trabalho intenso que começou em 2009. A administração municipal fez o resgate deste patrimônio histórico e cultural, através de investimentos na reforma do prédio e contratação de profissionais. Além disso, o local tem conquistado forte apoio da população, através de doações de documentos e imagens antigas, confiando ao arquivo a responsabilidade de resguardar estes tesouros, que até então, eram considerados heranças familiares.
            Um exemplo é a doação que será realizada por Marcondes Marchetti. O pesquisador e colecionador. Natural de Ibirama, ele repassará para o acervo municipal parte de sua coleção pessoal, reunida desde sua adolescência.
Dentre as relíquias estão documentos que comprovam os primeiros traços e o nascimento da imprensa na época da colonização.
Também serão doadas cartas censuradas pelo DOPS, remetidas por     Ludwig Ernest Rosenfelder, preso político que viveu os horrores dos campos de concentração. “Estou doando todo este material porque confio na equipe responsável pelo Arquivo Histórico de Ibirama. A possibilidade de colocar este material ao acesso do grande público é uma satisfação, pois, a estrutura além de ser adequada é também, com certeza, uma das mais acessíveis do estado para a realização de pesquisas”, explicou.

Prefeitura de Ibirama
www.ibirama.sc.gov.br
Rua Doutor Getúlio Vargas, nº 70 – Centro
Telefone: (47) 3357- 8508

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.