fbpx

Iniciativa pioneira no país ajuda agricultores de Santa Catarina

O programa “Cuidando da Qualidade de Vida na Agricultura” valoriza e desenvolve o setor no município de Ibirama

IBIRAMA (SC) – Seu Anton Krueger foi criado no campo e sabe muito bem como é difícil viver da terra. Mas há dois anos a realidade dele e de outros agricultores de Ibirama, cidade do Alto Vale do Itajaí, no interior de Santa Catarina, há 200 quilômetros de Florianópolis, começou a mudar. Ele faz parte de uma das 202 famílias inscritas no projeto Cuidando da Qualidade de Vida na Agricultura. A iniciativa se transformou em lei e é realizada desde o ano passado. Pequenos gestos são revertidos em pontos e a pontuação resulta em benefícios aos agricultores, como serviços de máquina, transporte da produção e insumos.
            Para atingir a meta, os trabalhadores rurais precisam participar de reuniões e cursos, devolver as embalagens de agrotóxicos, dar a destinação correta ao lixo domiciliar, preservar a mata ciliar e as nascentes de água e desenvolver o turismo rural. “É a valorização dos agricultores e uma troca em que todo mundo sai ganhando. A ação faz melhorar e aumentar a produção das propriedades, preserva o meio ambiente e ainda ajuda no desenvolvimento do município”, comenta o secretário de desenvolvimento econômico e meio ambiente, Jaime Juarez Schulz. Ele é o idealizador do projeto.
            Os serviços oferecidos pela prefeitura são inteiramente gratuitos, compensados com os pontos que cada agricultor adquiriu com as ações que desenvolveu. “Além de ajudar a desenvolver a agricultura de nossa cidade, o programa tem resgatado também a autoestima de quem vive deste trabalho”, diz Schulz.
            Seu Anton obteve a maior pontuação na sua comunidade tanto no ano passado como neste ano. A família decidiu acumular a pontuação das duas edições e conseguiu 20 horas gratuitas de serviço de máquina na lavoura. “Com este trabalho posso melhorar ainda mais minha propriedade e meu local de trabalho”, explica. “Quando a programação de atendimento é feita em conjunto com os agricultores, podemos realizar grandes trabalhos nas propriedades rurais. O programa cobra ações de desenvolvimento sustentável que aumentem o movimento econômico das propriedades, mas em contrapartida oferece uma série de benefícios aos agricultores que aderirem à proposta”, completa o secretário.

Prefeitura de Ibirama
www.ibirama.sc.gov.br
Rua Doutor Getúlio Vargas, nº 70 – Centro
Telefone: (47) 3357- 8508

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

Agricultura_menor.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.