fbpx

Instituto de Olhos Blumenau mostra como o ambiente profissional pode afetar a visão

Alguns cuidados podem garantir o bem-estar e a saúde dos profissionais

 

BLUMENAU (SC) – A vida moderna oferece facilidades. O computador é uma delas e faz parte do cotidiano de trabalho de muita gente. Mas é preciso alguns cuidados para a agilidade não se transformar em problemas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, cerca de 10% dos pacientes que procuram os médicos reclamam de ardência, vermelhidão, ressecamento ou lacrimejamento, sensibilidade à luz e coceira nos olhos após o uso do computador.

Especialistas recomendam cautela no uso do equipamento. “É importante ressaltar: o computador não afeta o potencial de visão, porém pode ocasionar uma série de complicações quando usados por muitas horas”, salienta a oftalmologista do Instituto de Olhos Blumenau, Andréia Azevedo de Souza.

Os problemas visuais ocorrem porque, sempre que o usuário fixa os olhos em algum ponto, ele pisca com menos frequência ou de forma incompleta. “O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador”, informa a médica. Assim, as lágrimas que hidratam os olhos evaporam, provocando a falta de lubrificação da córnea. Os olhos ressecam e a pessoa apresenta sintomas como ardência, coceira e queimação.  

 

A prevenção

Entre os principais fatores que desencadeiam os problemas visuais estão a falta de iluminação, posição incorreta do monitor, atividade prolongada em frente à tela e postura inadequada. O oftalmologista do Instituto de Olhos Blumenau, Daniel Guerra, explica que todo esse conjunto pode gerar desconforto, dor de cabeça, ressecamento e hiperemia ocular. Para evitar incômodos e manter a saúde, basta seguir algumas dicas:

– A tela deve ficar na altura da linha dos olhos ou um pouco abaixo – e nunca acima.

– A cadeira deve proporcionar conforto, mas o corpo do usuário não pode ficar encurvado para a frente, pois a flexão exagerada do pescoço é prejudicial para os músculos da região.

– Uma das formas de reduzir a desidratação ocular é utilizar as chamadas lágrimas artificiais.

– O uso de computadores também pode provocar conjuntivite alérgica e viral. Por isso, a higiene do equipamento é fundamental.

– Uma consulta ao oftalmologista é importante para avaliar a necessidade do uso de óculos e observar a distância correta do monitor, boa iluminação e postura correta, a fim de minimizar o cansaço provocado pelo uso excessivo do computador.

 

Instituto de Olhos Blumenau

www.iob-oftalmologia.com.br

Rua 7 de Setembro, nº 1237 – Centro

Telefone: (47) 3322-8447

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

Exame de olhos_001.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.