fbpx

Jornalistas de SP conhecem circuito internacional de cicloturismo em SC

TIMBÓ (SC) – Os roteiros turísticos em que o contato com a natureza é a peça-chave cada vez mais ganha espaço no Brasil. Em Santa Catarina, no chamado Vale Europeu, amantes do meio ambiente e dos esportes encontram a aventura perfeita. O circuito de padrão internacional passa por belas paisagens, locais onde a natureza ainda é bem preservada, com áreas intocadas de Mata Atlântica. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho. Todo o percurso será feito de 12 a 16 de abril por jornalistas de São Paulo, a convite da Oficina das palavras e do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Cimvi).

Os profissionais descobrirão a natureza da região num roteiro que é destino certo de aventureiros dos quatro cantos do planeta e funciona de maneira profissional, seguindo regulamentação e padronização internacionais. No passeio estão as cidades catarinenses instaladas no charmoso Vale Europeu: Timbó, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Apiúna, Indaial, Ascurra, Dr. Pedrinho e Rodeio.  Outro aspecto interessante, além da aventura em meio à natureza, é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.

Durante as pedaladas, o cicloturista pode, por exemplo, observar a arquitetura enxaimel, proveniente da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo. A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso, o cicloturista é encarado com muita naturalidade e encontra uma ótima receptividade. Além do Circuito a ser percorrido de bicicleta, a região possui diversas opções e infra-estrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas.

Todo o percurso está sinalizado com setas amarelas e permite que o ciclista possa pedalar de forma auto-guiada. As "pernas" ou trechos de pedalada são de cerca de 50 quilômetros e contam sempre com um local para pernoite no final de cada etapa. Assim como no Vale Europeu e outros circuitos, o viajante recebe uma credencial que receberá os carimbos de cada uma das cidades por onde passar. Ao final, depois de completar o circuito ele recebe um certificado de conclusão.

 

A equipe organizadora

A Oficina das palavras é especializada em ações de jornalismo. Desde 2007, a empresa com sede em Blumenau realiza viagens setorizadas a jornalistas com foco no turismo. As edições do “Vale das Cervejarias Artesanais” e “Litoral Classe A”, por exemplo, foram premiadas recentemente pela Associação Empresarial de Blumenau, a ACIB, com o troféu Gustavo Salinger. Nossas ações reúnem um grupo seleto de convidados que conhecem a fundo a hospitalidade dos catarinenses.

 

(*) Foto: Jorge Blanquer

 

CIMVI Turismo

www.cimvi.sc.gov.br

Avenida Getúlio Vargas, 211 – Centro, Timbó  (SC)

Telefone: (47) 3382-6811

Email: [email protected]

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

 

Cicloturismo por Jorge Blanquer_001.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.