fbpx

Lentes de contato: mitos e verdades

O Instituto de Olhos Blumenau orienta sobre esta aliada à saúde
 
BLUMENAU (SC) – Mais de 70 milhões de pessoas já se renderam a elas. As lentes de contato se tornaram uma grande aliada do mundo moderno. Muita gente com miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia trocou os óculos de grau pelas quase imperceptíveis lentes. “Os motivos são vários: além de uma excelente opção para a correção dos erros de refração, elas são práticas, confortáveis, adequadas para atividades físicas, não influenciam na estética facial e são seguras, desde que haja orientação e acompanhamento adequados para o seu uso”, explica o oftalmologista do Instituto de Olhos Blumenau, Daniel Guerra.
Existem vários tipos de lentes e a evolução nos materiais que as compõe é constante. Ela tem o aspecto de um disco e é colocada em contato com o filme lacrimal que recobre a córnea, ou seja, há um contato íntimo com o olho. “Em relação aos óculos, que ficam a uma distância entre 1,5 e 2 centímetros da córnea, isto é uma vantagem, pois a lente estará sempre na posição ideal mesmo ao olhar-se para os lados, para cima ou para baixo”, esclarece Guerra. As lentes minimizam ainda as alterações no tamanho da imagem. “Quem é míope, por exemplo, sabe que os óculos deixam tudo mais nítido, porém menor que o normal. Com as lentes, a nitidez é a mesma, e o tamanho dos objetos é natural”, completa. O oftalmologista comenta que as dúvidas sobre o assunto são comuns. Por isso descreve alguns mitos e verdades sobre as lentes de contato:
 
– As lentes de contato não corrigem a visão tão bem quanto os óculos?
Mito. As lentes podem ser melhores que os óculos, principalmente em altos graus de miopia e no ceratocone. Além disso, por estarem aderidas à córnea, dão um campo de visão maior.
– As lentes exigem cuidados especiais?
Verdade. Há necessidade do uso de colírios umidificantes usados de duas até cinco ou seis vezes ao dia conforme a necessidade e atenção na limpeza diária das lentes.
– As lentes de contato devem ser guardadas em soro fisiológico?
Mito. Há produtos específicos para a limpeza e conservação das lentes, para a remoção de proteínas, facilitando os cuidados necessários para que as lentes propiciem boa visão, conforto e segurança durante sua vida útil. Não podem ser guardadas em soro fisiológico devido ao risco de proliferação de microorganismos.
– Dormir com lentes de contato prejudica os olhos?
Sim – há uma diminuição natural da oxigenação da córnea durante o sono, que se intensifica com o uso de lentes, podendo dar início a inflamações e infecções.
– Uma lente de contato pode ir para dentro do olho?
Mito. Não existem nenhuma comunicação anatômica entre a face externa da córnea e esclera (onde se alojam as lentes) e o interior do globo ocular/ou com a parte de trás dos olhos.
– Crianças e adolescentes podem usar lentes?
Crianças não, salvo em raros casos. Adolescentes podem desde que com acompanhamento rigoroso dos cuidados.
– Usar lentes coloridas pode provocar algum problema de visão?
Sim. Devem ser tomados os cuidados de higiene e limpeza tais como as lentes tradicionais.
 
Instituto de Olhos Blumenau
Rua 7 de Setembro, nº 1237 – Centro
Telefone: (47) 3322-8447
 
Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

lentes de contato.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.