Médio Vale do Itajaí oferece mais de 15 roteiros turísticos para toda a família

Médio Vale do Itajaí oferece mais de 15 roteiros turísticos para toda a família

Região catarinense é ideal para quem ama esporte, natureza, construções históricas e boa gastronomia

No mês de outubro o que não faltam são festas em Santa Catarina, como a Marejada em Itajaí, Fenarreco em Brusque e a famosa Oktoberfest em Blumenau. Mas o Estado catarinense oferece outras atrações além desses eventos típicos, e que, caso você já esteja com viagem marcada para curtir as festas, pode aproveitar para dar uma esticada e se aventurar por novos destinos que ficam bem próximos. Uma boa dica são as cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) que é formado por 12 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Cada uma dessas cidades apresenta atrativos encantadores, seja na história, arte, gastronomia ou na própria natureza. São diversas opções oferecidas nesta região para todas as faixas etárias e para diferentes propostas de passeio e lazer.

Apiúna: várias cachoeiras encantam quem visita Apiúna. Uma delas, a Cachoeira do Baú, possui 35 metros de altura. Além disso, a cidade possui vasto artesanato em cerâmica, produtos coloniais e o famoso passeio de Maria Fumaça. O trajeto possui 2,8 quilômetros de extensão, e os visitantes são contemplados com um túnel de 68 metros e um viaduto de pedra com dois arcos em estilo românico com 12 metros de altura. Para quem curte mais adrenalina, em Apiúna também é possível praticar rafting pelas corredeiras do Rio Itajaí-Açú e seus afluentes.

Ascurra: essa é considerada a cidade mais simpática do Vale Europeu. Ascurra possui forte presença europeia, marcada por um povo acolhedor. As belezas naturais também estão presentes no município. No Parque Serra da Leoa, por exemplo, é possível conhecer a Cachoeira Salto da Mineira que possui 30 metros de altura e a Fenda Cruz e Pedra que leva esse nome devido à junção de montanhas que formam uma cruz. Na cidade ainda é possível visitar um castelo para quem ama vinhos. O Castelli Mondini é onde fica a vinícola Mondini que apresenta uma beleza arquitetônica em meio à natureza.

Benedito Novo: na cidade você visita a única igreja toda construída na técnica enxaimel, conhece a fabricação artesanal de mús e melado de cana de açúcar, pode passear no carro movido a lenha e saltar da maior tirolesa da América. Atrações que fazem de Benedito Novo um destino perfeito para relaxar e conhecer a cultura local. Além disso, a Cachoeira do Zinco, com seus 80 metros de altura, promete arrancar o fôlego dos visitantes com sua imponente beleza.

Botuverá: a cidade das grutas continua atraindo turistas de todos os lugares. A caverna é a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil. Possui aproximadamente 1.200 metros de extensão e é composta por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água). Botuverá tem também o Museu da Imigração Italiana, três cachoeiras, e o Morro do Barão, com aproximadamente 1.100 metros de altura acima do nível do mar, proporcionando uma visão única.

Doutor Pedrinho: se você procura aventura e contato com a natureza, Doutor Pedrinho é o lugar certo. São várias cachoeiras, onde é possível realizar atividades como o rapel, canyonismo e trekking, na Cachoeira do Paulista e na Rio Lima. A Cachoeira Véu da Noiva, com seus 62 metros de altura e considerável volume de água, possui uma exuberante beleza que pode ser vista do mirante que está do outro lado da montanha. Caminhadas na natureza, observação de aves, cânions, mirantes, igrejas históricas e ótima gastronomia compõem ainda o turismo de Doutor Pedrinho.

Guabiruba: as igrejas, capelas e oratórios têm arquitetura singular e representam a forte religiosidade do município. O artesanato e produtos artesanais como o chocolate, sorvete, cerveja e o famoso marreco recheado são atrativos que valem muito conhecer. Na cidade é possível se encantar com mirantes nos morros e até um espaço reservado especialmente para quem curte acampar.

Indaial: casas típicas, construções estilo enxaimel e o museu da ferrovia, são alguns dos passeios para aproveitar em Indaial. A cidade possui belas pontes, algumas cobertas, em madeira, construídas no início da colonização e que tornaram-se atrativos turísticos. Outra dica é degustar uma cerveja artesanal e conhecer a Cervejaria Heimat, uma fábrica de chopp artesanal.

Luiz Alves: a capital da cachaça é o destino perfeito para quem gosta da bebida e, que além de saborear, quer ver de perto como ela é produzida. Vale a pena conhecer também a Gruta Nossa Senhora Imaculada Conceição que é perfeita para quem ama atividades ao ar livre e quer se refrescar.

Pomerode: a cidade do Zoo atrai centenas de turistas e é o destino ideal para quem vai viajar com a família, principalmente se tiver crianças. Além do Zoo Pomerode, o município conta com a Vila Encantada, que proporciona um momento especial entre pais e filhos, resgatando a infância dos adultos e trazendo novas experiências para os pequenos. A arquitetura alemã também chama atenção e, junto com a gastronomia típica, tornam Pomerode uma cidade ainda mais aconchegante.

Rio dos Cedros: cachoeiras, belas pousadas, passeios de barco e chalana no lago. As belezas naturais de Rio dos Cedros fazem com que o visitante não queira mais ir embora. O artesanato no vime e a gastronomia também são pontos fortes, bem como os licores produzidos de forma artesanal, que utilizam cachaça de qualidade, frutas frescas e açúcar. Um conjunto perfeito para quem quer descansar e se apaixonar pelos encantos naturais da cidade.

Rodeio: a tradição e o costume italiano são as principais características da cidade. Uma dica de passeio é conhecer, a vinícola San Michele, o Caminho dos Anjos e seguir na estrada até chegar na maior tirolesa da América. Em Rodeio é possível apreciar o melhor da cultura italiana e se deliciar com a comida típica, rodízio de trutas e conhecer o museu de Usos e Costumes da Gente Trentina e o Museu Tipográfico.

Timbó: a cidade dos cicloturistas, onde começa e termina um percurso do Circuito Vale Europeu, o primeiro roteiro brasileiro planejado para o Cicloturismo, e que passa por outras nove cidades do Médio Vale do Itajaí. A gastronomia é um dos destaques, que mistura as culinárias alemã e italiana. O artesanato é bem difundido e pode ser facilmente encontrado em diversos pontos do município. Em Timbó também é possível conhecer a micro-cervejaria mais antiga de Santa Catarina em atividade, a Cervejaria Borck, que fabrica chope e cervejas artesanais.

Esportes radicais, natureza praticamente intocada, maior número de concentração de cachoeiras, cultura, gastronomia diversificada e atividades para toda a família são alguns dos atrativos que você encontra nas cidades do Médio Vale do Itajaí. São mais de 15 roteiros montados especialmente para melhor receber os visitantes e quem passa pela região e que com certeza vai querer voltar. Um bom destino para passar alguns dias do feriado prolongado, para as férias ou para quem já estava planejando vir a Santa Catarina aproveitar as festas de outubro e pode ir além e explorar muitas outras atrações próximas.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Elaíse Cidral – litoral5@grupoodp.com.br – (47) 3346-3254 e 9 9994-1265

CIMVI

Início

Nenhum comentário

Comente!

Top