Natal germânico na cidade mais alemã do Brasil

Natal germânico na cidade mais alemã do Brasil

O bom velhinho já está na cidade mais alemã do Brasil, onde já virou o “Fritz Noel” para uma divertida temporada. Até o dia 23 de dezembro, Pomerode irá celebrar as tradições natalinas de origem germânica durante a Weihnachtsfest – Festa de Natal.

A programação conta com atividades para toda a família, sempre de quinta a domingo. A expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas passem pelo Centro Cultural da cidade durante o evento. A entrada é gratuita. Confira todas as atrações:

Fábrica do Papai Noel – A Weihnachtsfest tem uma filial da fábrica de brinquedos do bom velhinho, de onde saem para a casa das crianças. As peças são produzidas ao vivo pelos elfos, assistentes do Fritz Noel. Em alguns processos, o público também poderá ajudar.

Mascote Quebra-Nozes – O famoso boneco de madeira, que já coloria a decoração da Festa de Natal, ganhou vida e se tornou a nova mascote do evento.

Gastronomia típica – É impossível passar por Pomerode e não se render às delícias da cozinha típica alemã. Durante as celebrações natalinas dois doces fazem muito sucesso, as Plätzchens (bolachas decoradas) e o Stollen, pão doce símbolo da culinária alemã natalina, similar ao tradicional panetone. Os visitantes podem experimentá-los no evento.

Tradição – O passeio pela Weihnachtsfest é um resgate à cultura de origem germânica. A decoração conta com elementos tradicionais, como o Schwibbogen, um arco natalino de sete metros inédito no Brasil que recebeu nova pintura para essa edição; a Pirâmide Natalina alemã com 10 metros de altura, peça que traz três andares de presépio que se movimentam, feita pela única Escola de Tornearia em Madeira do Brasil, estabelecida em Pomerode; um bosque com pinheiros de Natal naturais, chamados de Tannenbaum; além de decorações torneadas em madeira, como o boneco Quebra-Nozes.

Fritz Noel – O bom velhinho entrou no clima da festa e recebe o público da Weihnachtsfest no melhor estilo germânico. Quem quiser, pode conversar com o Fritz Noel na língua dos imigrantes alemães, ou, é claro, bater um papo usando nosso bom português.

Feira de artesanato – Além de conhecer os ícones da celebração germânica, os visitantes também podem levar para casa artesanatos e artigos de decoração natalina produzidos em Pomerode.

Programação infantil – Os pequenos podem se divertir em uma brinquedoteca e em um exclusivo carrossel vintage, ambos montados pela Calesita Brinquedos, além de colocar a mão na massa na oficina das Plätzchens (bolachas decoradas), onde também vão poder conhecer um pouco mais dessa tradição alemã preservada de geração para geração. Há, ainda, oficina de pintura de bonecos Quebra-nozes, na qual as crianças podem colorir e personalizar os simpáticos soldadinhos de madeira e usá-los na decoração da árvore de Natal em casa.

Passeio de charrete – Para que os visitantes realmente façam um resgate cultural, a programação da Festa de Natal conta com passeios de charrete. A bordo desse charmoso meio de transporte, é possível conhecer as principais ruas da cidade mais alemã do Brasil.

Programação cultural

1º Advento (02/12) – Culto Ecumênico e Encontro de Corais, às 19h
2º Advento (09/12) – 1ª Noite Gospel de Pomerode, às 19h
3º Advento (16/12) – Espetáculo de Ballet “Uma noite de Natal” com Corpo de Baile Municipal de Pomerode, às 19h
4º Advento (23/12) – Peça teatral “O nascimento de Jesus“ com Grupo “A Vida é uma Peça“ e Coral Pommersänger, às 19h

A Weihnachtsfest é uma realização da Fundação Cultural de Pomerode, com patrocínio da Prefeitura de Pomerode, Associação Empresarial (ACIP), Olho Embutidos e Defumados, Calesita Brinquedos e apoio da Associação Visite Pomerode (AVIP) e CDL Pomerode.

Nenhum comentário

Comente!

Top