No Dia Mundial da Saúde, BRK Ambiental ressalta importância do saneamento na prevenção e no combate a doenças

No Dia Mundial da Saúde, BRK Ambiental ressalta importância do saneamento na prevenção e no combate a doenças

Poucas vezes na história, o mundo discutiu tanto sobre saúde como neste momento em que a pandemia da Covid-19 desafia cientistas, pesquisadores, instituições de saúde, governantes, empresários e a sociedade como um todo. Nesta terça-feira (7/4), quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde, a BRK Ambiental em Blumenau ressalta a importância do saneamento básico nesse contexto, contribuindo para prevenir doenças e promover a saúde e a qualidade de vida da população.

Saneamento básico é o termo que denomina um conjunto de serviços essenciais para o bem-estar e a saúde da população. No Brasil, o saneamento é um direito previsto por lei, embora para muitos brasileiros essa ainda seja uma realidade distante. Dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS 2017) mostram que cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e quase 100 milhões não são contemplados com coleta dos esgotos.

Em Blumenau, a realidade é um pouco diferente desde 2010, quando os serviços de esgoto (da implantação até a coleta e o tratamento) foram concedidos à BRK Ambiental. Nestes 10 anos, o índice de cobertura cresceu dez vezes, com atendimento em 21 dos 35 bairros do município. Além disso, 19 milhões de litros de esgoto deixaram de ser despejados no Rio Itajaí-Açu, contribuindo para a despoluição da bacia hidrográfica da região e evitando doenças infecciosas e parasitárias.

O responsável pela BRK Ambiental em Blumenau, Cleber Renato, vê a população como uma importante aliada para que a cidade tenha bons resultados para a prevenção e o combate a doenças. “Temos trabalhado para ampliar a cobertura de esgoto coletado e tratado e também a conscientização dos moradores sobre o papel de cada um para um sistema eficaz. É de suma importância que todos façam a ligação das suas residências à rede quando houver liberação e que mantenham bons hábitos em relação ao descarte de materiais”, pontua.

Impactos na saúde e na economia

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento gera uma economia de R$ 4 na saúde. De acordo com estudo do Instituto Trata Brasil, o impacto do acesso ao saneamento também é percebido na valorização imobiliária. Imóveis em áreas com saneamento chegam a valer 16% mais do que outro em área sem os serviços. Isso significa que a economia se beneficia com a expansão do saneamento, acelerando o desenvolvimento local.

BRK Ambiental

ETE Fortaleza – Rua Adolfo Radunz, 380
ETE Garcia – Rua Lions Clube, 139
SAC: 0800 771 0001 | sac-blumenau@brkambiental.com.br

Nenhum comentário

Comente!

Top