fbpx

O que a WEG e a AMcom têm em comum com a moda e o design?

Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) promove imersão em diferentes culturas para se reinventar e gerar mais valor ao consumidor

O desafio da indústria da moda é levar ao consumidor possibilidades que o façam se reinventar. Mas, como a própria indústria internamente consegue se renovar e buscar novos formatos que possam gerar cada vez mais valor? Para a plataforma SCMC (Santa Catarina Moda e Cultura), essa é uma questão presente e os caminhos percorridos nem sempre são os mais ortodoxos. Na prática, os associados do SCMC elegem as organizações que mais admiram, seja no Brasil ou no mundo, e organizam encontros entres CEOs e líderes.
No mês de setembro, as escolhidas foram a multinacional WEG, que está há quase 60 anos no mercado, e a AMcom, uma jovem empresa blumenauense que já ganha o mercado nacional mirando um crescimento exponencial. “O maior interesse da liderança do SCMC é compreender a cultura por detrás da estratégia, os valores que estão presentes e como essas brilhantes companhias crescem e inovam em ambientes hostis”, comenta a assessora executiva do SCMC, Amélia Malheiros.
Para o presidente do conselho de administração da WEG, Décio da Silva, que recepcionou os participantes, o desafio dos gestores é buscar o equilíbrio entre o curto e o longo prazo. “Empresas que trabalham somente com planejamentos a curto prazo podem ficar estagnadas no momento presente, sem inovar”, acredita. Da conversa franca e transparente surgem os aprendizados, os insights e até boas parcerias que num primeiro momento não estavam pensadas, mas pela sinergia e colaboração, tornam-se possíveis.

“Sempre é bom visitar outras empresas e especialmente empresas que têm valores especiais. A WEG é um caso destes. A simplicidade é marcante em tudo, além da competência e da visão global. Os cuidados e a valorização da “sua gente” ficaram claros na explanação do Sr. Décio. Foram horas de um aprendizado superior”, ressalta José Altino Comper, presidente da Círculo S/A e do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex).
Em um ambiente altamente disruptivo, a AMcom abriu as portas dando forma ao que imagina-se ser um ambiente favorável à cooperação. A ausência de salas ou divisórias melhorou a comunicação. Além disso, a sede estilo “Google”, que foi co-criada com os colaboradores, promove outros benefícios como a autogestão, o senso de responsabilidade e a disseminação dos valores da empresa, reforçando que o foco de associar as pessoas aos avanços tecnológicos é uma alavanca para o crescimento contínuo.
Esse programa do SCMC foi batizado de VIC (Very Important Companies) e já levou os associados para companhias como Natura, Tramontina, Instituto Senai de Tecnologia, Arezzo, Volvo, Portobello, Boticário e muitas outras em diversos ramos de atuação. A proposta é buscar organizações que sejam inspiração para inovar e renovar através do compartilhamento de informações. “Está ultrapassado quem pensa em manter segredo sobre o caminho percorrido para o sucesso. Estamos na jornada da indústria 4.0, onde as pessoas compartilham e processam informações em rede”, diz Amélia.
O SCMC
Plataforma criada em 2005 por empresário catarinenses, com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.
Empresas associadas: Altenburg, Audaces, Chantelle, Cia Hering, Círculo, Coratex, Cores e Tons, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Meias LOA, Marisol, Plasvale, Tecnoblu e Villa Têxtil.
Instituições de ensino parceiras: Católica de Santa Catarina, Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.
Santa Catarina Moda e Cultura

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.