O que é Assessoria de Imprensa?

O que é Assessoria de Imprensa?

por Ricardo Ruas, fundador da Oficina das Palavras

 

Há 12 anos me dedicando integralmente ao trabalho de Assessoria de Imprensa, percebi como principal desafio o entendimento do nosso trabalho. Muita gente ligada ao Marketing, à Publicidade, à Comunicação de uma maneira geral ainda hoje não sabe como funciona a nossa atuação.

“Mas vocês me garantem que vou entrar no Jornal Nacional?”

 “Quanto eu vou ter que desembolsar para os meios de comunicação além do fee de vocês?”

 “Se eu utilizar as plataformas de disparo de release eu não preciso do trabalho de assessoria de imprensa né?”

 “Se estão acabando os meios de comunicação, por que ter uma assessoria, então?”

Estas são questões muito comuns no nosso dia a dia. E fazer um trabalho de educação sobre como funciona o nosso cotidiano, os resultados que apresentamos e qual a finalidade do nosso trabalho é a grande jogada para o entendimento do que fazemos diariamente.

Nosso papel de assessor é transformar empresas/marcas em notícia. Temos conhecimento técnico e relacionamento com a imprensa para garantir que os assuntos sejam de interesse público e acabem ganhando destaque. Cabe a nós identificar e “jogar limpo” com o cliente sobre um assunto ser comercial demais, sem chances de ganhar espaço. Ou perceber algo que ele não tenha visto e que seja um assunto que mereça atenção.

O assessor de imprensa é o cara que circula entre os jornalistas, sabe a linha editorial dos jornais e revistas, entende o que rende para o site, produz assunto exclusivo para o programa de televisão. É o profissional que vai trabalhar para que as marcas sejam referidas. E ser citado num meio de comunicação de maneira espontânea é uma forma de ter visibilidade, ser reconhecido, validado e lembrado pelo público.

“Mas vocês me garantem que vou entrar no Jornal Nacional?”

Garantir a gente não garante nada! Na Oficina das Palavras nós asseguramos o valor do investimento feito na gente todos os meses. Mas não quer dizer que vai entrar no Jornal Nacional. Até porque é preciso entender como funciona este telejornal. Os assuntos que cabem, a disputa com outras pautas do país inteiro. Mesmo já colocando alguns clientes lá, nossa pergunta é: para o seu negócio é mais vantajoso estar no JN ou num jornal de menor porte que circule na sua região? Este é um critério importante de resultado.

“Quanto eu vou ter que desembolsar para os meios de comunicação além do fee de vocês?”

O nosso trabalho especificamente é pela busca de espaços espontâneos. Trabalhamos com a informação e oferecemos para ser publicada de maneira gratuita. Embora saibamos que a comunicação é muito mais complexa e completa, necessitando de investimentos em outras frentes como na publicidade e propaganda. É a massificação da marca, nas mais variadas frentes, que criará o entendimento da sua existência ao público.

“Se eu utilizar as plataformas de disparo de release eu não preciso do trabalho de assessoria de imprensa né?”

Estas plataformas são parceiras de alguns veículos de comunicação, mas podem ser um complicador para ações de Link Building (que ajudam a posicionar sua marca na internet). Além disso, você quer planejamento estratégico ou circulação em massa? Resultado concreto ou quantidade de citação na internet? Isso é preciso ser bem avaliado.

“Se estão acabando os meios de comunicação, por que ter uma assessoria, então?”

Se você tiver uma assessoria que não ficou perdida no tempo, você terá mais um trabalho incluído no seu dia a dia: o contato com os influenciadores digitais. “Ah, mas é só entrar no canal deles, enviar uma mensagem e esperar o endereço para enviar um brinde!”. Se você pensa desta forma, realmente não entendeu como funciona a internet e o novo formato da comunicação. O assessor de imprensa digital sabe com quem está lidando, conhece o dia a dia, os gostos pessoais e sabe como criar uma experiência ao influenciador. Ao mesmo tempo, sabe qual informação sugerir ao jornalista. Ou seja, entende dos dois braços deste processo e é capaz de contribuir muito com a solidificação das marcas. O assunto é mais abrangente do que imaginamos, mas estamos aqui parar solucionar outras dúvidas. Quer saber mais?

Nenhum comentário

Comente!

Top