Osterfest promove o doce sabor da infância

Osterfest promove o doce sabor da infância

POMERODE (SC) – Brincadeira de roda, música infantil, artesanato e muita animação com o doce sabor da infância. O final de semana de Osterfest foi assim na cidade mais alemã do Brasil. A garotada na companhia dos pais se divertiu e se encantou com o mundo mágico que foi montado mais uma vez em Pomerode. “É nesse ritmo, de empolgação e tradição, que programamos e queremos levar até o fim da festa”, comemora o secretário de Turismo, Cláudio Krueger, empolgado com as cerca de 1,8 mil pessoas que passaram pela Osterfest no final de semana.

Stefani da Silva, de sete anos, foi com a mãe e duas tias de Navegantes a Pomerode, para conhecer a estrutura da Osterfest. Adorou o que viu. Brincou com coelhinhos de verdade, se encantou com a recreação infantil, aprendeu sobre diversas tradições pascoais alemãs e voltou para casa com uma recordação: uma fotografia com o rosto pintado, como se fosse uma coelha. “Ficou muito lindo, adorei!”, diz a menina, abraçada à monitora, que fez a pintura facial.

Maísa de Oliveira, de cinco anos, preferiu a oficina de pintura. Lápis e papel na mão, deu um charme todo especial à mascara de coelho, sob orientação de artesãs de Pomerode. Depois ainda pintou casquinhas de ovos, sempre com o auxílio de profissionais, que aproveitam a Osterfest para ensinar técnicas às pessoas de todas as idades. “Eu gosto muito desta festa. Vim no ano passado e estou voltando agora”, afirma a estudante.

A artesã Nani Scheer comenta que a possibilidade de interação com a comunidade é o mais interessante da Osterfest. “Aqui não é somente um espaço para a venda do artesanato. Também é uma oportunidade de ensinar as pessoas, de mostrar a elas o que fazemos e até de ensinar a valorizar nossa arte”, acentua. Na Casa da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Nani ministra oficinas de decoupage, técnica que consiste na colagem de papel como forma de enfeitar artefatos como caixas de madeira, por exemplo.

A também artesã Sandra Greuel cuida das oficinas de pintura de casquinha de ovos. São aulas gratuitas que têm jeito de brincadeira. “Mas é um importante aprendizado. Há envolvimento, repassamos algumas técnicas, torna-se algo novo que as crianças aprendem”, comenta Sandra.

A profissional retornou há pouco da Alemanha, onde foi aprender algumas técnicas artísticas para serem aplicadas na cidade catarinense, como forma de incentivar e manter a tradição dos colonizadores. “Além do Bauermalarei, uma técnica de pintura, também aprendi sobre tornearia e trouxe detalhes de objetos utilizados na Páscoa alemã até hoje, como as coroas pascoais, que enfeitam parte da estrutura da Osterfest”, revela.

A programação irá ainda até o Sábado de Aleluia, com atrações sempre aos sábados e domingos. Vale destacar ainda o rico cronograma de atividades religiosas nas diversas igrejas de Pomerode. A programação completa está disponível na Secretaria de Turismo, localizada no portal de acesso à cidade.

 

 

SERVIÇO

O quê: 2ª Osterfest – Festa da Páscoa em Pomerode

Quando: Aos finais de semana entre 13 de março e 3 de abril

Onde: Casa da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (Rua XV de Novembro, 160)

Horário: Entre 10h e 18h

Informações: (47) 3387-2627, na Secretaria de Turismo

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

Casa da Comunidade Evangélica.jpg
Nenhum comentário

Comente!

Top