fbpx

Pesquisa revela perfil dos consumidores do Centro de Blumenau

BLUMENAU (SC) - O Sebrae Blumenau apresentou, na noite de segunda-feira (1°/12), os resultados da pesquisa “Raio X do Centro” para os lojistas associados ao Núcleo do Centro.

BLUMENAU (SC) – O Sebrae Blumenau apresentou, na noite de segunda-feira (1°/12), os resultados da pesquisa “Raio X do Centro” para os lojistas associados ao Núcleo do Centro. Os dados têm o objetivo de auxiliar o grupo no planejamento de 2015. Além da apresentação, todos receberam uma cartilha de aproximadamente 20 páginas com as informações sobre o perfil dos consumidores, negócios existentes no Centro e dados econômicos do Brasil, Santa Catarina e Blumenau. A pesquisa, realizada nos dias 6 e 7 de outubro com 740 consumidores, mostrou que a maioria reside na região central (33%) e para 47% deles o que motiva a compra é o bom preço. Além disso, o estudo apontou que 71% da população prefere fazer compras no Centro aos fins de semana e 67% acompanhados da família.
No dia 23 de outubro foram respondidos 148 questionários com as lojas para traçar, também, o perfil dos empreendimentos da região central. Os dados obtidos através dessa pesquisa revelaram que 35% dos lojistas atuam há mais de 10 anos no Centro da cidade e o segmento que predomina é o do vestuário (44%). Ainda de acordo com o estudo, o público-alvo das lojas é o adulto (40%) e a maior parte vende produtos masculinos e femininos (55%). No que diz respeito ao horário de atendimento, 34% do comércio funciona das 9h às 19h de segunda a sexta-feira. Nos sábados, 36% abrem das 9h às 13h.
Essa é a primeira vez que um estudo com comerciantes e consumidores é realizado com o intuito de planejar ações para o próximo ano. O material foi encomendado pelo Núcleo do Centro e o Sebrae ficou responsável pela execução. “O Sebrae sempre busca novos métodos com o objetivo de auxiliar os empreendedores para que tenham sucesso em seus negócios. Esse guia irá ajudá-los com o planejamento de 2015, já que possui informações completas e extremamente importantes sobre o perfil dos consumidores”, afirma Aloísio Salomon, do Sebrae Blumenau.
No próximo ano, o trabalho de pesquisa será aprofundado, pois sem informação a tomada de decisão é sempre mais arriscada. Com o papel de fomentar os negócios e torná-los cada vez mais competitivos, o Sebrae investirá em 2015 na disponibilização de um consultor especializado em varejo para acompanhar o projeto de revitalização do Centro e apoiar as ações do Núcleo. Além disso, vai oferecer capacitação e consultorias específicas para os empresários participantes do Núcleo de Lojistas do Centro de Blumenau.
Informações para imprensa – Oficina das palavras:
Letícia Oberger – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
Sebrae Blumenau
www.sebrae.com.br
Rua XV de novembro, 1466 – Centro

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.