Programa Portas Abertas da BRK Ambiental recebe cerca de 4 mil visitantes em 2019

Programa Portas Abertas da BRK Ambiental recebe cerca de 4 mil visitantes em 2019

Mais do que trabalhar pela ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Blumenau, a BRK Ambiental atua também com foco em educação ambiental. A ideia é mostrar aos blumenauenses o real valor da implantação da rede coletora de esgoto na melhora das condições da cidade, gerando mais qualidade de vida e, consequentemente, desenvolvimento econômico. Por isso, em 2013, foi criado o Portas Abertas, programa que visa abrir a estação de tratamento para visitação e, assim, expandir o conhecimento de todos sobre o processo completo da coleta e do tratamento dos resíduos.

Em 2019, foram mais de 3,8 mil visitantes. Os grupos são formados, em grande maioria, por crianças que vêm em excursões escolares. Contudo, houve também visita de universitários, agentes comunitários de saúde, participantes de programas da terceira idade, autoridades e outras pessoas da comunidade que tiveram interesse em conhecer o passo a passo realizado na Estação de Tratamento de Esgoto da Fortaleza, onde geralmente são realizados os encontros.

Projetos especiais

Ainda este ano, a BRK Ambiental realizou projetos especiais para que as visitas no Programa Portas Abertas, envolvendo as crianças, tivessem um caráter lúdico. Em alusão ao mês do Meio Ambiente, em junho, cerca de mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares percorreram “O caminho das águas, o ciclo do saneamento, do rio ao rio”. Nele, três corredores exibiam todo o curso da água, desde as florestas e suas nascentes até o abastecimento das residências. Também participaram deste projeto funcionários da Prefeitura e da própria concessionária.

Já em outubro, para marcar o Dia das Crianças, cerca de 650 estudantes visitaram a “Fantástica Fábrica de Tratamento de Esgoto – Água limpa do rio ao rio”, que explicava cada etapa do tratamento de forma divertida e permitia a interação dos pequenos. Os projetos especiais foram criados para que ficasse ainda mais claro o entendimento em relação ao valor do tratamento de esgoto à sociedade, estimulando-os a levarem esse conhecimento para fora dos portões da BRK Ambiental. “A ideia desses projetos vem para colaborar com o papel da escola, que contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Além disso, sabemos que é nesta idade que eles exercem grande influência sobre a rotina de suas famílias”, explica Cleber da Silva, diretor de Operações da BRK Ambiental.

Também em 2019, a BRK Ambiental passou a integrar o Programa de Educação em Saneamento (PES), desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau através do Samae e da Secretaria de Educação. Voltado para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o PES planeja visitas na Estação de Tratamento de Água, Parque das Nascentes, composteiras do SESC e Estação de Tratamento de Esgoto. Só no segundo semestre deste ano, foram atendidas quatro escolas da rede municipal e mais de 220 crianças.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Sabini Roncaglio – jornalismo5@grupoodp.com.br – +55 (47) 3322-0545 / 9 9994-1484

BRK Ambiental
ETE Fortaleza – Rua Adolfo Radunz, 380
ETE Garcia – Rua Lions Clube, 139
SAC: 0800 771 0001 | sac-blumenau@brkambiental.com.br

Nenhum comentário

Comente!

Top