Projeto Educando o olhar para o turismo da Costa Verde & Mar realiza mais uma etapa

Projeto Educando o olhar para o turismo da Costa Verde & Mar realiza mais uma etapa

A 1ª Mostra reuniu equipes de Educação e Turismo para apresentar o resultado de um ano de atividades orientadas para o potencial turístico da região da Amfri

As atividades turísticas correspondem a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense e atraem mais de 3 milhões de visitantes a cada temporada de Verão. Para reforçar a importância do setor para a economia local, 2019 foi marcado pelo projeto piloto que pretende avaliar a possibilidade de incluir a temática do turismo no currículo do Ensino Fundamental. Mais de 8 mil crianças dos 5º anos de Ensino Fundamental das cidades da Costa Verde & Mar (SC) participaram das atividades. A proposta experimental marcou a realização de mais uma etapa na quarta-feira (13/11) com a Primeira Mostra Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar.

A Mostra aconteceu em Camboriú que recebeu cerca de 800 pessoas entre estudantes e profissionais da Educação e do Turismo dos dez municípios que participam do projeto. A mostra das atividades vivenciadas e produzidas pelos estudantes retrata os conhecimentos adquiridos sobre o turismo da Costa Verde & Mar, por meio de variadas metodologias. “Os resultados têm comprovado que a atividade junto às crianças permite ampliar conceitos e reconhecer a importância do bom atendimento ao turista, uma vez que resulta em melhorar os serviços, amplia oportunidades de trabalho e qualifica os espaços de convivência”, afirma a consultora em Educação da Amfri, Gilmara da Silva.

A presidente do colegiado de secretários de turismo da Amfri, Zene Drodowski, explica que através das crianças, as práticas em prol do turismo chegam para toda a família e, por consequência, atingem toda a comunidade local. “Quando os cidadãos cuidam dos seus produtos turísticos, entendem o porquê de cada local e a importância de bem receber os visitantes, o acolhimento se torna ainda maior. Os turistas sentem essa atenção e passam a ter ainda mais satisfação em estar aqui e, por isso, retornam”, acrescenta.

Próximos passos

Com os resultados positivos do projeto piloto, os comitês pedagógicos e de turismo da Amfri e representantes da Costa Verde & Mar, responsáveis pela proposta, estudam agora a viabilidade de inclusão definitiva da temática do Turismo no currículo do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino da região. Será realizado um seminário junto aos professores e equipes pedagógicas para discutir os resultados e debater o tema. “A expectativa é que o parecer dos profissionais do magistério possa permitir que esse importante avanço se concretize em breve”, finaliza Gilmara.

Imagens para download: https://drive.google.com/drive/folders/16PvmG4f315lonZ-EltEk4SGg-U-MCjDO?usp=sharing

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Martha Kienast – litoral1@grupoodp.com.br – +55 (47) 3346-3797 e 9 9994-1265.

COSTA VERDE & MAR
Entidade Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.
www.costaverdemar.com.br
www.facebook.com/CostaVerdeeMar
www.instagram.com/costaverdemar.

Nenhum comentário

Comente!

Top