Projeto Janaínas Handmade traz empreendedorismo e economia criativa e colaborativa a São Francisco do Sul

Projeto Janaínas Handmade traz empreendedorismo e economia criativa e colaborativa a São Francisco do Sul

Projeto começou em 2018 com curso de crochê gratuito à comunidade de São Francisco e deve seguir neste ano com proposta focada no mercado e valorização do indivíduo

O primeiro ano do projeto Janaínas Handmade contou com aulas de crochê inspiradas nas referências litorâneas e no amor pelas tramas. Um grupo de 25 mulheres comandado pela Bruna Szpisjak, designer e professora do time de artesãos da Círculo S/A, aprendeu a adequar o artesanato às tendências do mercado. Com encontros mensais, as mulheres confeccionaram peças de moda e decoração a partir de aulas de crochê, criação e gestão. “O projeto propôs ações de autonomia econômica da comunidade, resgatando a potencialidade de um saber que já existe nela, aprimorado a partir de outras referências”, explica a professora Bruna Szpisjak. O resultado deste trabalho se tornou um e-book com um formato de editorial de moda, e com o tamanho sucesso desta iniciativa, o Janaínas Handmade terá continuidade neste ano, continuando com as aulas de crochê, só que desta vez com o foco no mercado. As aulas começam em 29 de março.

De acordo com a Bruna, professora e idealizadora do projeto, o nome Janaínas vem da ligação entre o mar, a mulher e a renda, perfeito para uma ideia desenvolvida em uma ilha como São Francisco do Sul.  Todo o trabalho realizado durante os encontros de 2018 foi publicado no e-book Janaínas Handmade – Crocheteiras de São Francisco do Sul.  “Desenvolvemos um material permanente e de acesso facilitado para outras comunidades, fazendo com que a experiência de apropriação cultural específica do crochê possa ser reconfigurada em outros contextos socioeconômicos e culturais, ou seja, o processo de criação e de formação do grupo de Janaínas poderá ser reproduzido e acessado por outras comunidades que desejem promover ações semelhantes. Ao fim deste ano, queremos  produzir a segunda edição do e-book com todo o aprendizado dos nossos encontros mensais”, comenta Bruna.

As aulas foram ministradas no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, um casarão antigo situado no centro histórico de São Francisco do Sul, que carinhosamente foi apelidado pelo grupo de Casa das Janaínas. Os encontros ocorriam nas últimas sextas-feiras de cada mês, no período da tarde, e as mulheres teciam contemplando o belo entardecer da Baía Babitonga, visto através dos janelões do Centro Cultural. Com essa atmosfera rica em sensações de aconchego, sabores, zelo e criatividade, o espaço público transformou-se em um laboratório criativo e cenário para a realização do editorial de moda para o e-book.

As aulas de criação contaram com atividades teóricas e práticas. Os exercícios de criação serviram como base para que cada artesã pudesse criar sua própria peça. “A criatividade quando exercitada e produzida torna o pensar tangível, dá autonomia para a liberdade de criar e expressar a identidade de cada indivíduo e de sua comunidade para o mundo”, pondera Bruna. Devido à boa receptividade deste projeto na comunidade, agora em março iniciam as aulas com foco em empreendedorismo e economia colaborativa e criativa. As aulas serão gratuitas, realizadas durante uma tarde por mês, no mesmo local, no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, carinhosamente conhecido como Casa das Janaínas. Esta edição do Janaínas Handmade já está com as vagas preenchidas e as aulas iniciam em 29 de março. O projeto conta com o patrocínio da Círculo S/A, empresa que produz fios para trabalhos manuais e que viabilizou as aulas gratuitas para a comunidade.

Para acessar o e-book na íntegra e conhecer o trabalho desenvolvido por cada artesã do Curso de Crochê – Janaínas Handmade acesse: https://pt.calameo.com/read/0058025478d0525c8aa81 ou http://bit.ly/Janainas

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Patrícia Wippel – litoral2@grupoodp.com.br – + 55(47) 3346-3797 / (47) 99994-1265

Círculo S/A
Instagram: @circuloprodutos
Facebook: /circuloprodutos
Aplicativo gratuito iOS e Android: Love Círculo

Nenhum comentário

Comente!

Top