Quatro ações simples que irão ajudar sua empresa a diminuir os impactos no meio ambiente

Quatro ações simples que irão ajudar sua empresa a diminuir os impactos no meio ambiente

Confira exemplos da Brandili, indústria têxtil que possui diversos programas e práticas sustentáveis

A busca por iniciativas sustentáveis, que contribuem para a redução dos impactos ambientais no mundo em que vivemos, crescem a cada dia. Preservar os recursos naturais é primordial. De acordo com Larissa Maebara, analista de Sustentabilidade da Brandili Têxtil, a empresa conta com diversas ações voltadas à preservação do meio ambiente. “Buscamos medidas para redução e otimização no consumo de recursos. Através do Programa de Produção Mais Limpa (P+L), adotamos inúmeras práticas que resultam no melhor aproveitamento dos recursos naturais, promovendo ganhos socioambientais e financeiros”, ressalta. No mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, confira quatro práticas que podem ser aplicadas no dia a dia da sua empresa para que ela também faça parte dessa causa:

1 – Captação e reaproveitamento da água da chuva
Segundo relatório da ONU, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Com o intuito de reduzir o consumo de água industrial, a Brandili realiza a captação da água da chuva a partir dos telhados e armazena em uma cisterna para reutilização no processo e uso nos sanitários, reduzindo o custo de tratamento da água industrial e a consequente utilização de produtos químicos necessários no seu tratamento.

2 – Coleta e destinação correta do óleo de cozinha
O óleo de cozinha, quando descartado de forma inadequada, pode contaminar mares, rios e impermeabilizar os solos impedindo que a água escoe normalmente. Uma prática simples que a sua empresa pode adotar é o recolhimento e a destinação correta desse óleo. A partir de campanhas internas, a Brandili coleta o óleo de cozinha usado pela comunidade, por seus colaboradores e refeitório, destina para uma empresa licenciada que recicla o óleo e utiliza na fabricação de ração animal ou no biodiesel.

3 – Coleta e descarte de resíduos eletroeletrônicos
Uma boa gestão não depende apenas da aquisição de novos equipamentos, mas também do descarte correto desses equipamentos. Afinal, se feito de maneira errada, pode desencadear vários problemas, entre eles a contaminação do meio ambiente com substâncias nocivas, como chumbo, mercúrio e berílio. Na Brandili, há espaço exclusivo para receber os resíduos eletroeletrônicos que não possuem mais utilidade, como: CPU, componentes, celulares, alguns eletrodomésticos, monitores, cabos, entre outros. A destinação correta é feita por uma empresa parceira chamada Weeedo, especializada em logística reversa de eletroeletrônicos, que atende toda a região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

4 – Reciclagem de resíduos têxteis
Quais resíduos a sua empresa gera? A Brandili foi além dos programas internos de gerenciamento de resíduos sólidos e, desde 2014, assegura também a reciclagem dos resíduos têxteis gerados nas mais de 40 facções responsáveis pela confecção de uma parcela significativa de seus produtos, demonstrando sua preocupação com os aspectos socioambientais e financeiros. Resíduos têxteis provenientes também dos processos de corte e beneficiamento são destinados a parceiros licenciados para processo de desfibração e fabricação de fios reciclados, utilizados em mantas, fios para artesanato, entre outros produtos. Para implementar ações ambientais na sua empresa e fazer a destinação correta, entre em contato com as associações, empresas parceiras/licenciadas e com a prefeitura do seu munícipio.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Camila Tibes – jornalismo5@grupoodp.com.br – +55 (47) 3322-0545/ +55 (47) 99994-1484

Brandili

Matriz: Rua Quintino Bocaíuva, 29, Apiúna (SC)
CAB: Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 867, Itoupava Norte, Blumenau (SC)

Tags:
Nenhum comentário

Comente!

Top