fbpx

Quatro dicas simples para viajantes de primeira viagem

Conversando com um casal de amigos que nunca viajou para fora, percebi que alguns temas ainda geram insegurança para quem tem interesse, porém receio de encarar uma trip para fora do país. E são dúvidas muito simples de serem respondidas, já fazem parte do dia a dia de quem tem mais experiência de viagens. Baseado no que conversei com eles, levantei quatro dicas para viajantes de primeira viagem.
Troca de moeda
Se você for para países mais reconhecidos, como Estados Unidos, Canadá, algum da Europa e até Argentina, você precisa trocar reais pela moeda do país. Ideal é já fazer isso aqui no Brasil, antes de viajar. Meus amigos estavam em dúvida se eu compraria dólares americanos para ir para o Canadá e depois lá faria a troca pela moeda local. Essa operação deixa tudo mais caro, afinal são duas conversões. Elas só valem para dinheiro exótico, de países poucos visitados. Quando fui para Israel, não consegui trocar reais por shenkel aqui no Brasil. Daí comprei dólares e lá fiz a troca. Alguns locais no Exterior até aceitam dólares, mas comércios menores, por exemplo, só na moeda local. Daí não tem jeito, tem que fazer o câmbio.
Vistos em cada país
Toda vez que for viajar, você tem que conferir se os países em que irá passar necessitam de visto. Mesmo apenas uma parada para troca de aviões exige essa autorização. Fique muito atento. Se for viajar para o Canadá, com parada nos EUA, por exemplo, só consegue entrar no avião com o visto em dia. O mesmo vale para a Ásia. A vantagem é que atualmente o e-Visa está sendo usado por vários países para casos de turismo de no máximo 60 dias. A permissão é solicitada via internet em vez de haver a necessidade de toda a operação com os consulados. Ainda assim, informe-se sempre e com certa antecedência. Nos casos em que houver  a necessidade do contato com os consulados, o prazo para as tratativas pode ser bem longo.
Muda de roupa na mochila
Sabe algo que é mais comum do que se imagina? Perda de bagagem. Muita gente chega ao destino e a mala não chega junto. O que fazer? Primeiro, não entrar em desespero. Segundo, sempre manter itens necessários na mochila ou bolsa de mão. Recomendação: duas mudas de roupa (incluindo peças íntimas), uma toalhinha de rosto (caso necessite de um “banho de gato”),  lenços umedecidos e artigos de higiene básica (escova e pasta de dente, enxaguante bucal, sabonete líquido… Só não se esqueça que a regra é de vasilhames com no máximo 50 gramas). Parece muita informação? Logo você estará com tudo na memória e lembrará automaticamente ao fazer seu check-list mental.
Seguro viagem
Este é outro item indispensável em qualquer viagem ao Exterior, mesmo que de uma única semana. Seguro a gente paga para não precisar usar, mas se precisar, ele está ali para dar um suporte. Casos de mala perdidas (imagina se você nunca mais encontra? As duas mudas de roupa da mochila não darão conta durante a sua trip), o seguro é um grande aliado. Você contrata apólices em que eles cobrem um valor pela perda. Tem ainda seguro médico (mesmo em locais de primeiro mundo, como o Canadá, em que os hospitais são praticamente perfeitos, ter este apoio é importante) e um valor até para transporte de doentes de volta para o Brasil. Ou seja, realmente indispensável.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.