fbpx

Saiba como manter a saúde em dia durante o Inverno

Médico infectologista do Hospital Marieta dá dicas para aumentar a imunidade e manter o bom funcionamento do organismo

Com as temperaturas mais baixas a atenção com a saúde deve ser redobrada, já que no Inverno as pessoas têm o hábito de ingerir menos líquido, negligenciam um pouco mais a alimentação e tendem a permanecer em ambientes mais fechados. Todos esses fatores, aliado à baixa umidade do ar e as variações de temperatura durante o dia contribuem para a redução da imunidade e o surgimento de doenças, como gripes e resfriados.
A alimentação é um fator importante que precisa ser observado durante os dias mais frios. De acordo com o médico infectologista do Hospital Marieta, Cleyton Gregory Silva, o prato deve ser ainda mais colorido no Inverno. “É preciso ingerir frutas, derivados do leite que fornecem cálcio, verduras e legumes diversificados. O que acontece nesta época do ano é que acabamos optando mais pelos carboidratos, e esquecemos que é importante manter uma alimentação balanceada para o bom funcionamento do organismo”, afirma.
Outro fator que é negligenciado é a ingestão de líquidos. Com o frio, as pessoas tendem a sentir menos sede, e tomar menos água, porém isto traz um alto risco para a saúde. “Uma boa dica para quem tem dificuldade em ingerir líquido durante os dias mais frios é optar por chás e outras bebidas quentes. A hidratação é primordial para preservar o sistema imunológico e combater doenças”, comenta o médico infectologista.
Algumas infecções são mais frequentes no Inverno, principalmente as virais, por vírus respiratórios, e também bacterianas, como meningite e pneumonia. Muitas dessas infecções ocorrem através do contato humano. “A higiene com as mãos deve ser redobrada, sempre lavando bem e, se possível, utilizando álcool em gel. Além disso, mesmo com o frio, ambientes onde tem muitas pessoas precisam ter uma boa circulação de ar, já que o vírus de alguém infectado pode atingir outra pessoa em até dois metros, caso ela tussa ou espirre, por exemplo”, explica o doutor Cleyton.
Os cuidados são simples, não trazem mudanças significativas na rotina diária, mas podem resultar em grandes benefícios para a saúde, aumentando a imunidade e mantendo o bom funcionamento do seu organismo durante todo o ano.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Elaíse Cidral – [email protected] – + 55 (47) 3346-3254 e 9 9994-1265
Ricardo Ruas – [email protected] – + 55 (47) 3346-3797 / (47) 9 9995-1846
Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

Home

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.