SC Criativa debate como usar a criatividade para o desenvolvimento de cidades dia 12 de novembro

SC Criativa debate como usar a criatividade para o desenvolvimento de cidades dia 12 de novembro

Iniciativa traz a Blumenau Ana Carla Fonseca, referência em economia e cidades criativas

Uma pesquisa do Institute For The Future (IFTF) que busca projetar uma visão sobre as profissões do futuro revela que metade das pessoas que responderam o estudo não imaginam como estará o seu setor nos próximos 15 anos. Além disso, estima-se que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 ainda sequer existem. Como, então, estar à frente ou, ao menos, alinhado a este processo? No dia 12 de novembro, o SC Criativa quer reunir agentes para esta transformação na palestra “Cidades Criativas”, com Ana Carla Fonseca. Será às 19h, no Auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes, com inscrições gratuitas, por meio do sccriativa.com.br.

A iniciativa segue o objetivo que motivou a criação do movimento SC Criativa, que é o uso da criatividade, da cultura e do capital intelectual como insumos para criar, produzir, crescer e gerar valor econômico para as cidades do estado. “Convidamos autoridades, empresários, empreendedores, comunidade artística e sociedade em geral para abrirmos uma grande discussão sobre o tema, queremos que todos pensem, juntos, como podemos contribuir para a construção de uma cidade e região mais criativas”, afirma um dos idealizadores do SC Criativa, Marlon Souza.

Como forma de evidenciar o estímulo às potencialidades do setor criativo catarinense, a abertura da palestra será realizada por uma atração musical local, prática já adotada nos eventos anteriores promovidos pelo SC Criativa. Clara Mendes é musicista e compositora, que recentemente estreou o espetáculo autoral “Todas as Plantas”, acompanhada pelos músicos André Ribeiro (guitarra) e Júlio Inácio (backing vocals). Seu último single, “Caraíva”, lançado em julho, integra a programação de rádios locais. Integrou a banda Ozuê, com a qual lançou CD homônimo em 2012, inspirado nas paisagens sonoras brasileiras.

PALESTRANTE:
Ana Carla Fonseca é autora do livro “Cidades Criativas”, finalista do Prêmio Jabuti em 2013, e uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo, de acordo com o El País. Administradora Pública formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é também doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), tendo defendido a primeira tese do país sobre cidades criativas. É professora no Brasil, Argentina e Espanha, além de ter liderado projetos em multinacionais da América Latina, Londres e Milão por 15 anos. Diretora da empresa Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas, 201 cidades e 31 países, e assessora para a ONU. Concebeu e colaborou com projetos de cidadania ativa e inovação urbana, como Criaticidades, Sampa CriAtiva e OpenCity Lab, desenvolvendo projetos e planos de economia criativa e cidades para governos do Brasil e do exterior.

SERVIÇO:
SC Criativa apresenta: palestra Cidades Criativas, com Ana Carla Fonseca
Dia 12 de novembro, às 19h
No Auditório Willy Sievert, Teatro Carlos Gomes (Rua XV de Novembro, 1181, Centro, Blumenau/SC)
Inscrições gratuitas por meio do link: sccriativa.com.br (Vagas limitadas)
Classificação etária: Livre
Apoio: Teatro Carlos Gomes e Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC)

Nenhum comentário

Comente!

Top