fbpx

Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode fala sobre tradições, turismo e Osterfest

POMERODE (SC) – A cidade conhecida nacionalmente como a mais alemã do país, não recebeu este título por acaso. Destaque no desenvolvimento turístico da região, há anos o município fortalece e divulga suas tradições. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, Cláudio Krueger, fala da relação entre cultura e a atividade turística e ainda sobre a Osterfest, que ocorre atualmente e segue até o dia 23 de abril, nos fins de semana e feriados. Um exemplo de que o resgate da história ajuda a desenvolver o município.

Como a cultura local contribui no incremento do turismo?
Cláudio Krüeger – O turismo em Pomerode está ligado à cultura herdada dos antepassados que vieram da Pomerânia. Essa cultura está viva na cidade e sua dissociação com o turismo é impossível. É justamente essa cultura viva que confere a Pomerode o título de "cidade mais alemã do Brasil" e que lhe garante um destaque no cenário do turismo em Santa Catarina e no Brasil.

Como o turismo influencia a economia do município?
Krüeger – A cada ano o setor de serviços, onde o turismo esta incluído, se destaca com o surgimento de novas empresas como restaurantes, lojas e outros empreendimentos voltados para o atendimento ao turista. E, desta forma, novos postos de trabalho vem sendo criados.

Como o turismo na cidade é tratado pelo poder público?
Krüeger – Pomerode é uma cidade essencialmente industrial, o setor de serviços aparece em segundo lugar no ranking da economia, seguido pela agricultura. O turismo é tratado como prioridade. O Governo Municipal vem dando apoio ao turismo, pois entende que desenvolvendo a atividade, está paralelamente apoiando o setor de serviços da cidade. E está. Com os incentivos ao turismo o setor de serviços vem crescendo ano a ano na economia do município.

E como surgiu a Osterfest?
Krüeger – Pomerode já realizava uma feira de artesanato de Páscoa, na Praça Jorge Lacerda. Em 2009 agregamos atrações e criamos a 1ª Osterfest. De lá pra cá, a festa cresceu e já se consolida como um dos grandes eventos culturais de Pomerode. O objetivo da Osterfest é resgatar e preservar as tradições germânicas do período da Páscoa

E o movimento da festa desde a primeira edição?
Krüeger – Tem crescido e isso fica evidente quando relembramos os locais onde as edições foram realizadas. Primeiro na Praça Jorge Lacerda, em 2010 na Casa da Comunidade [Gemeindehaus] e neste ano no Centro Cultural, o espaço multiuso que o Governo Municipal está implantando em etapas, próximo do nosso principal atrativo turístico – o Zoo Pomerode – e do Teatro Municipal. Nossa expectativa inicial para 2011 era de um público de 5 mil visitantes, em dois fins de semana atingimos o número de 3,5 mil e ainda temos cinco dias de festa pela frente.

De que forma a Osterfest incrementa o turismo na cidade?
Krüeger – A Osterfest é um evento que, a cada edição, ganha mais visibilidade graças à qualidade do evento e dos serviços e produtos oferecidos, especialmente o artesanato. O turismo sofre um considerável incremento nesse período, o que se reflete também nos restaurante, no comércio, enfim, em toda a cadeia produtiva do turismo.

3ª Osterfest – Festa de Páscoa em Pomerode
www.vemprapomerode.com.br
Dias 2, 3, 9, 10, 16, 17, 21, 22 e 23 de abril                     
Centro Cultural de Pomerode
Rua: Hermann Weege, 111, Centro

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

P2270110.JPG

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.