Turismo de experiência em Santa Catarina é opção para quem quer fugir da folia no Carnaval

Turismo de experiência em Santa Catarina é opção para quem quer fugir da folia no Carnaval

Uma das regiões mais procuradas na temporada de Verão oferece também opção para quem curte dias mais tranquilos e com novas experiências para serem aprendidas e aproveitadas. A Costa Verde & Mar é composta por 10 municípios de Santa Catarina: Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Confira as propostas para curtir em cada uma dessas cidades e curtir o Carnaval de uma forma diferente:

 

  1. Contato com a Natureza: respirar ar puro, recarregar as energias e conhecer novos ambientes. O Carnaval pode ser de contato com a mata atlântica local através de caminhadas guiadas por trilha e cachoeira ou passeios 4×4 por áreas remotas e montanhosas. Entre as propostas está também a possibilidade de visitar um sítio de plantações orgânicas e desfrutar um delicioso almoço natural. Já quem quer contato com o mar, pode vivenciar aventuras a bordo de um barco pirata ou mergulhar por águas locais e ver diversas espécies marinhas. Locais para as práticas: Bombinhas, Itapema, Penha e Porto Belo.

 

  1. Resgate cultural: para conhecer bem os costumes de uma região é importante mergulhar na sua cultura. Se o visitante preferir, pode aproveitar o Carnaval pela Costa Verde & Mar para fazer um passeio ecológico e cultural de buggy ou um tour guiado a pé por monumentos históricos. Para visualizar detalhes da extensa vida marinha local, o visitante poderá agendar uma visita ao museu oceanográfico referência na América Latina. Além disso, no Tour de Experiência, o turista pode conhecer mais sobre a produção de moda praia e íntima, um dos destaques nacionais da região, e que é apresentado através do resgate de elementos da cultura local e peças artesanais (handmade). Locais para as práticas: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas e Ilhota.

 

  1. Práticas gastronômicas: que tal aproveitar o Carnaval para ser chefe de cozinha por um dia e produzir pratos dignos dos melhores restaurantes do mundo? Ou quem sabe descobrir os segredos da produção dos chocolates artesanais? Ambas as propostas também podem ser encontradas no roteiro de experiências da Costa Verde & Mar. Para quem não dispensa uma boa bebida, ainda poderá agendar uma visita guiada por uma cervejaria artesanal e desvendar detalhes da produção de vinho em uma vinícola colonial. Se o foco são produtos orgânicos, é possível aprender mais sobre o “poder das ervas”. E para quem não dispensa práticos típicos, pode conhecer os restaurantes que oferecem intensas experiências sensoriais. Locais para as práticas: Balneário Piçarras, Camboriú, Itajaí e Itapema.

 

  1. Produção dos próprios souvenirs: quem não dispensa levar algumas lembrancinhas da viagem, poderá encerrar o passeio de Carnaval com a produção de suas próprias peças de artesanato, através de atividades artísticas guiadas. O Tour de Experiência oferece propostas que vão desde escultura com argila, passando por produção de bonecos fantoches, bordado, cerâmica, estampa personalizada de camiseta, chegando até a produções com materiais típicos da região, como escama de peixe conchas e etc. Locais para as práticas: Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo.

 

O recém-lançado Tour de Experiência da Costa Verde & Mar conta com mais de 20 atrativos que visam fazer os visitantes vivenciarem mais intensamente tudo que a região tem a oferecer. “Este roteiro é o exemplo da perfeita harmonia entre iniciativa privada e o poder público. Juntos eles trouxeram uma proposta completa, totalmente diferente do que já se viu na região, que contempla visitantes de todos os perfis e incrementa a sazonalidade, oferecendo alternativas de lazer que podem ser praticadas durante todo ano”, afirma a presidente do colegiado de secretários de Turismo da Costa Verde & Mar, Zene Drodowski. A proposta foi desenvolvida em parceria com o Sebrae/SC. O roteiro completo está disponível nos Postos de Informações Turísticas das cidades da região.

Nenhum comentário

Comente!

Top