fbpx

Vem cá, eu lhe conheço?

Como o Marketing de Contexto te ajuda a fazer contatos certeiros e conquistar clientes

por Ana Paula Ruschel Lenac

Vamos começar uma amizade? Como assim do nada?! Nós já nos conhecemos, meio que de vista, entre uma publicação on-line ou uma notícia sobre nossas vidas e profissões. Então tá. Somos agora oficialmente amigos. Que tal me indicar um livro então? Um filme? Uma receita para esses dias de isolamento? Verdade, você não sabe sobre minhas preferências, raramente falo sobe o que gosto de comer por aqui, e nem me lembro de ter escrito sobre um filme. Então, como vamos conseguir conexão? Pois é assim que muitas empresas agem quando vão em busca de leads para suas ações digitais. Quase que um tiro no escuro. Saber quem estamos buscando como amigo/cliente e que conteúdo dará “match” faz parte do tal Marketing de Contexto.

É bem simples compreender, vamos por passos. Antes de mais nada, procure uma maneira de conhecer que tipo de sugestão/conteúdo vai interessar ao seu público. O primeiro passo desse fluxo de trabalho, o workflow, é criar um planejamento de como o processo do conteúdo irá fluir e quem será o responsável pelas etapas. Depois, como você pretende chamar a atenção do seu público? Sites, blog, mídia digital? Essa decisão não é puro “achismo”, é baseada em análise de métricas que identificam onde está o seu público, o que consome e quanto consome. A tal persona que tanto se fala em Marketing Digital, entendeu?

E depois? Vamos ao momento, ao contexto. O que de fato vai interessar o “just here, just now”. Já pensou em quanto retrabalho tiveram as equipes de Marketing quando a pandemia chegou e virou o mundo real e digital de cabeça para baixo? Na nossa agência, por exemplo, já tinha planejamento para Páscoa, Dia das Mães e outras datas comemorativas que virão e a maneira que iríamos comunicar não faria mais sentido. Ou seja, em pouco tempo, planejamentos foram refeitos para chegar ao público mensagens coerentes. Para finalizar todas as etapas acima, vem a otimização de conteúdo. SEO com palavras-chave que façam sentido.

Por fim, existe uma máxima entre os profissionais de Marketing de que o conteúdo é rei. Inclusive ouvi isso algumas vezes no meu mestrado. Pensando assim, o Marketing de Contexto é uma bússola que orienta para onde esse rei deve guiar seus passos. Pronto, simples assim. Então, da próxima vez que você pensar em fazer amizade/contato/negócios procure antes de mais nada analisar bem a “persona” e ser efetivo no contato. Afinal, em épocas que segundos da atenção são disputados, um passo errado já coloca toda a futura relação abaixo.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.